Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Um ano após hexa da Copa do Brasil, Cruzeiro retorna à Arena Corinthians por permanência na elite do Brasileiro

Time celeste enfrentará o Corinthians neste sábado, às 19h, pela 27ª rodada

postado em 18/10/2019 07:15 / atualizado em 18/10/2019 20:38

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Quarta-feira, 17 de outubro de 2018. O contragolpe puxado por Raniel, aos 36 minutos do segundo tempo, resultou em condução de bola à grande área e toque por cobertura de Arrascaeta por cima do goleiro Cássio. A vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo, garantiu ao Cruzeiro o hexa da Copa do Brasil, uma premiação gorda de R$ 50 milhões e vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019. Um ano depois daquela conquista, o time celeste retorna ao estádio, mas em momento completamente distinto: luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam às 19h deste sábado, pela 27ª rodada da Série A.

A dupla responsável pelo segundo gol cruzeirense na decisão da Copa do Brasil não está há um bom tempo na Toca II. Desde janeiro, Arrascaeta veste o manto rubro-negro do Flamengo, sendo destaque ao lado de Bruno Henrique e Gabigol. Raniel chegou em julho ao São Paulo, onde é reserva. Em contrapartida, a Raposa conta com Robinho, autor do primeiro gol na final, e Thiago Neves, que marcou na vitória por 1 a 0 pelo jogo de ida, no Mineirão, em 10 de outubro de 2018. Também são remanescentes o goleiro Fábio, o lateral-direito Edilson, os zagueiros Dedé e Leo, e os volantes Henrique e Ariel Cabral.

A situação das equipes no Campeonato Brasileiro é oposta: o Cruzeiro é 18º colocado, com 25 pontos - um a menos que o 16º, Ceará (26) -, enquanto o Corinthians aparece em quarto, com 44. Além da campanha geral, há outro “peso” no duelo. Os mineiros ainda não venceram como visitante: seis empates e sete derrotas (15,38%). Já os paulistas estão invictos dentro de seus domínios, com oito vitórias e cinco empates (74,36%).

A última vez em que o time celeste ganhou longe de Belo Horizonte pelo Campeonato Brasileiro foi há um ano e quatro meses: 1 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, no dia 3 de junho de 2018. Depois disso, foram 25 partidas, com 12 empates e 13 derrotas. Nesse intervalo, ocorreu um triunfo como visitante pela Série A, porém na capital mineira: 2 a 1 em cima do América, em 4 de novembro de 2018, no Independência.

O meia Marquinhos Gabriel, um dos candidatos a substituir David, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, comentou a dificuldade do próximo confronto. “São sempre jogos difíceis. Corinthians, Fortaleza, Botafogo… o ideal seria ganhar de todos. Tivemos jogos contra times da parte de baixo da tabela que deixamos escapar os resultados no fim. Mas da parte de cima temos feito bons jogos, como foi contra o Santos. Então é encarar todos o mesmo jeito, sempre buscando a vitória”, declarou o camisa 20, que deu assistência para Thiago Neves fazer o gol da vitória sobre o São Paulo, na quarta-feira, no Mineirão.

Será o sétimo jogo do Cruzeiro na Arena Corinthians. A única vitória foi justamente a da decisão da Copa do Brasil. Houve ainda um empate e quatro derrotas. Com a experiência de já ter defendido o adversário, de 2016 a 2018, Marquinhos Gabriel dá a receita para o sucesso azul. “A gente tem de saber usar tudo a nosso favor. Se segurarmos o Corinthians no começo, vamos começar a ter um pouquinho mais de espaço. Aí, é só aproveitar as chances que tivermos”, completou.

Para enfrentar o Corinthians, o Cruzeiro tem de volta o lateral-direito Orejuela, desfalque nos jogos contra Fluminense, Chapecoense e São Paulo por estar a serviço da Seleção da Colômbia. O técnico Abel Braga definirá se vai escalá-lo no lugar de Edilson, que teve boa atuação nas três partidas. A provável formação contará com Fábio; Edilson (Orejuela), Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Éderson; Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred.

Tags: corinthians cruzeiro interiormg futnacional seriea corinthianssp