Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ministério Público determina que Cruzeiro recolha ingressos distribuídos a organizadas: 'Direção não está contribuindo'

Máfia Azul e Pavilhão Independente estão suspensas desde o dia 3 de outubro

postado em 25/10/2019 18:32 / atualizado em 25/10/2019 22:53

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que determinou ao Cruzeiro o recolhimento de ingressos distribuídos aos integrantes das organizadas Pavilhão Independente e Máfia Azul. Os bilhetes seriam para o duelo deste sábado, às 21h, diante do Fortaleza, no Mineirão.

De acordo com um trecho da nota, o promotor de justiça de defesa do consumidor, Paulo de Tarso Morais Filho, avaliou que a direção do Cruzeiro ‘não está contribuindo para desestimular comportamentos violentos dos torcedores organizados’. 

“Ao distribuir ingressos a integrantes de torcidas organizadas suspensas, o dirigente do Cruzeiro Esporte Clube apoia a participação delas e estimula seu comparecimento às partidas de futebol. Dessa forma, deixaria de agir para evitar o comportamento violento por essa agremiação e seus integrantes”, disse Paulo de Tarso. 

Em 3 de outubro, o MPMG determinou a suspensão de Pavilhão Independente e Máfia Azul em função de “agravamento da violência” entre as duas organizadas. Na ocasião, o promotor de justiça afirmou que “o banimento temporário das torcidas é uma medida educativa, com caráter cautelar, previsto no Estatuto do Torcedor e no TAC e se mostra necessário”.

A recomendação do MPMG proíbe o “uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos”.

Caso não cumpra a determinação, a diretoria do Cruzeiro poderá enfrentar sérias consequências. De acordo com a nota do Ministério Público, “o descumprimento da recomendação poderá ensejar ajuizamento de Ação Civil Pública para destituição das funções de Direção, proibição de futura candidatura ou qualquer outra função de comando” no clube.

Clube alega falta de tempo hábil


O Cruzeiro divulgou comunicado, na noite desta sexta-feira, se posicionando sobre o pedido do MP para recolhimento de ingressos destinados às torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente. O clube celeste alegou que não haverá tempo hábil para o procedimento, até a hora da partida contra o Fortaleza.

Conforme solicitado. Informamos que foi recebido pelo Cruzeiro nesta data, as 17:18. Já no encerramento das atvidades administrativas, officio nº 6552/2019/Serviços, Inquérito Civil n. 0024. 19.000.884-7, encaminhado pela Ministério Público de MG, recomendando o recolhimento de ingressos eventualmente destinados às torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente.

Entretanto, considerando o prazo exíguo concedido para o recolhimento dos ingresso, agravado ainda pela proximidade da partida, e pela notória dificuldade operacional na implementação do Oficio, resta impossível tal recomendação.

Ademais, a Ouvidoria nos informou sobre os riscos que poderia acarretar a segurança dos torcedores no estádio em caso de recolhimento dos ingressos.

Todavia, é importante que se a acolhida a recomendação do MPMG para os proximos jogos.

Tags: cruzeiro interiormg futnacional seriea