Cruzeiro

CRUZEIRO

Jovens decidem, Cruzeiro derrota Botafogo e deixa Z4 do Brasileiro após dez rodadas

Cacá e Éderson marcaram na vitória sobre os cariocas, no Nilton Santos

postado em 31/10/2019 23:26 / atualizado em 01/11/2019 02:05

<i>(Foto: Marcello Dias/Light Press/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro venceu o Botafogo por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Nilton Santos, e colocou fim ao drama vivido há dez rodadas. Os três pontos somados no Rio de Janeiro, graças aos gols dos jovens Cacá (20) e Éderson (20), tiraram a Raposa da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro depois de 6 semanas e 7 dias de angústia

O time celeste chegou aos 32 pontos, alcançou a 16ª colocação e ultrapassou o Fluminense, que estacionou nos 30 com a derrota por 3 a 0 para o Ceará, nessa quarta-feira.

O próximo compromisso do Cruzeiro pelo Brasileirão é diante do Bahia, neste domingo (dia 3), às 19h, no Mineirão. Os ingressos para o reencontro da torcida com os comandados de Abel Braga já podem ser adquiridos desde a última quarta-feira. O Botafogo, por sua vez, mede forças com o Santos, na Vila Belmiro, também às 19h de domingo. 

O jogo

Buscando desacelerar o ritmo do Botafogo nos instantes iniciais, o Cruzeiro marcou em linha média e procurou trabalhar a posse de bola. Apesar disso, conseguiu assustar Gatito Fernández logo aos 3’. Henrique deu cruzamento na medida para Marquinhos Gabriel, que entrou na área com a bola dominada, mas falhou no momento da finalização. 

Com dificuldade para realizar transição ofensiva e sem repertório, o Botafogo conseguiu responder apenas aos 19’ e, mesmo assim, sem levar muito perigo para Fábio. Yuri avançou pela esquerda, fintou Orejuela e encontrou Luiz Fernando dentro da área. O meia girou e finalizou, mas a bola passou por cima do gol.

Também com dificuldade na criação, o Cruzeiro contou com uma bola parada para abrir o placar. Thiago Neves cobrou escanteio do lado esquerdo, e Cacá, com impulsão incomum, subiu sozinho e cabeceou sem chances para Gatito Fernández. 1 a 0. O time de Abel Braga recuou após o gol marcado e deu espaço para o Botafogo, que equilibrou a posse de bola, mas seguiu sem conseguir criar chances claras. 

Os donos da casa voltaram do intervalo impondo o mesmo ritmo. Em ritmo mais intenso e buscando o gol a qualquer custo. O Cruzeiro, claramente mais recuado, entregou a bola ao adversário para tentar jogar no erro do rival e assumiu o risco de sofrer nos minutos iniciais da etapa final.  

Aos 18’, o zagueiro Cacá, autor do gol, salvou o Cruzeiro de sofrer o empate. Marquinhos Gabriel perdeu a bola no meio e viu o Botafogo sair em velocidade pela direita, com Luiz Fernando. O meia encontrou Diego Souza na área, mas o jovem defensor celeste bloqueou, de carrinho, a finalização na marca do pênalti. Depois disso, para tentar proteger a primeira linha da zaga, Abel Braga trocou Marquinhos Gabriel por Dodô, e Fred por Ariel Cabral. 

Apesar dos sustos, o Cruzeiro conseguiu se segurar e ainda marcar mais um gol. Éderson, aos 51', marcou de fora da área após rápido contra ataque para garantir o triunfo no Rio de Janeiro. 2 a 0. Essa foi a sétima vitória no Campeonato Brasileiro, que tirou o time da zona de rebaixamento após dez rodadas. 


BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO

BOTAFOGO
Gatito Fernández; Marcinho, Carli, Gabriel e Yuri; João Paulo e Gustavo Buchecha (Vinicius Tanque); Luiz Fernando, Leo Valencia (Alex Santana) e Diego Souza; Victor Rangel (Igor Cássio). Técnico: Alberto Valentim

CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel (Dodô), Thiago Neves e David (Sassá); Fred (Ariel Cabral). Técnico: Abel Braga

Gols: Cacá (25’1ºT) e Éderson (aos 51'2ºT)
Cartões amarelos: Luiz Fernando (Botafogo); Thiago Neves, Dodô e Fabrício Bruno (Cruzeiro)

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e horário: 31 de outubro de 2019 (quinta-feira), às 21h30
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Nailton Junior de Sousa Oliveira (RN)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Tags: Cruzeiro botafogorj interiormg seriea futnacional