Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Após jogos adiados por causa da chuva, Cruzeiro e Villa Nova se enfrentam no Mineirão

Enquanto time celeste almeja a segunda vitória no Mineiro, Leão do Bonfim quer se recuperar de revés na estreia. Partida começa às 20h

postado em 28/01/2020 06:00 / atualizado em 28/01/2020 10:33

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Depois de terem jogos pela segunda rodada, contra Tombense e América, adiados devido à chuva que castigou várias regiões do estado, Cruzeiro e Villa Nova voltam a campo nesta terça-feira, às 20h, no Mineirão, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Os times não atuaram no fim de semana, mas houve desgaste, sendo o caso celeste agravado por longa viagem à Zona da Mata, sob muita chuva, sem contar a incerteza sobre a realização ou não dos compromissos.

Além disso, o adiamento da partida em Tombos quebrou o ritmo de trabalho do técnico Adilson Batista no Cruzeiro. Também obrigou a comissão técnica a mexer na programação: no sábado, quando a equipe retornou a Belo Horizonte, não houve atividade na Toca da Raposa II, o que ocorreu no domingo, que seria de folga.

Ao menos o treinador poderá contar com dois importantes jogadores, que não estariam em campo se a tabela original tivesse sido cumprida. O goleiro Fábio se recuperou de dor na coxa esquerda, enquanto o armador Rodriguinho, que ainda define o futuro, se livrou de desgaste físico provocado pela estreia na temporada: vitória por 2 a 0 sobre o Boa. O camisa 10 vinha de período de inatividade devido a cirurgia na coluna.

A expectativa de todos é conseguir a segunda vitória no Mineiro, ganhando embalo na competição. “A gente tem de estar preparado para todas as situações. Vamos ter um jogo difícil, fomos pegos de surpresa com o adiamento do jogo, mas nos preparamos bem para buscar os três pontos”, diz o lateral-esquerdo Rafael Santos.

Para ele, o fato de jogar no Mineirão pela segunda vez seguida poderá ser um trunfo, até por se tratar de início de temporada. “Nossa equipe está bem, tem conseguido encontrar os espaços. Precisamos de ganhar mais confiança e, jogando em casa, com o apoio da torcida, será ideal para isso.”

Novamente ele terá a companhia de muitos garotos, com os quais atuou nas categorias de base, sendo que alguns acabaram de subir para o time principal. Mas é nos mais experientes que ele busca apoio para dar conta do recado neste momento difícil do clube e de reformulação da equipe. “Temos tido conversas boas com os mais velhos, eles passam muita coisa pra gente. A gente sabe o que tem de fazer, mas eles dão dicas a mais, por tudo que já viveram. Isso ajuda bastante, une ainda mais o grupo”, declara.

Rafael Santos tenta aproveitar a sequência como titular para ganhar definitivamente a posição, na qual tem a concorrência do experiente João Lucas, recém-contratado e que ainda não tem condições de jogo, e do também prata da casa Matheus Pereira, que acaba de subir. “A gente tem de estar preparado para tudo que vier. E sei que o João Lucas é um grande jogador e chegou para ajudar. Tem outros atletas e o treinador vai escolher. Vai ser uma disputa boa.”

Apesar de concentrado no jogo, o lateral não deixa de lamentar a situação difícil que boa parte dos mineiros está enfrentando devido às fortes chuvas. “A situação que Minas está passando é um pouco triste, a gente fica sentido por pessoas que perderam tudo, até familiares. E a gente acabou tendo uma viagem desgastante. Mas futebol é assim, você tem de estar preparado para tudo”, afirma o jogador, segundo o qual ele e os companheiros aproveitaram as muitas horas dentro do ônibus para “colocar a resenha em dia”.

ADVERSÁRIO

Se não teve de viajar como o Cruzeiro, o Villa Nova viveu momentos de tensão entre sexta-feira e sábado, quando teve o jogo com o América transferido pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para o Independência e, posteriormente, adiado graça a liminar conseguida na Justiça. Assim, só a partir de domingo o técnico Emerson Ávila pôde preparar o time para o jogo de hoje. Por força contratual, o Leão do Bonfim não poderá contar com o lateral-esquerdo Vitinho e os atacantes Zé Eduardo e Laércio, todos emprestados pela Raposa. Por outro lado, terá o zagueiro Wellington Reis e o atacante Cleberson Tiarinha à disposição depois de terem os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF.

CRUZEIRO X VILLA NOVA

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Cacá, Leo e Rafael Santos; Adriano e Jadsom; Maurício, Rodriguinho e Alexandre Jesus (Welinton); Judivan (Vinícius Popó)
Técnico: Adilson Batista

VILLA NOVA
Ricardo Vilar; Roniery, Rodolfo Mol, Diego Macedo e Igor Tavares (Iury); Augusto Recife, Wellington, Diogo Oliveira e Bruno Smith; Paulinho e Leandro Cearense
Técnico: Émerson Ávila

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão

Data: terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Horário: 20h

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Pablo Almeida Costa

Tags: Cruzeiro interiormg futnacional Villa Nova Mineirão