Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Reforço do Cruzeiro, meia-atacante Jhonata Robert se destacou em excursão pelo Grêmio e despertou interesse de clube da Espanha

Jogador será emprestado pelo tricolor gaúcho ao time celeste até dezembro

postado em 28/01/2020 12:14 / atualizado em 29/01/2020 01:25

(Foto: Reprodução/Instagram)
Perto de ter a contratação confirmada pelo Cruzeiro, o meia-atacante Jhonata Robert, de 20 anos, é tratado como grande promessa no Grêmio. Tanto que o clube gaúcho, ao emprestá-lo à Raposa até dezembro, não aceitou fixar um valor para negociar seus direitos econômicos. “O Jhonata Robert é a menina dos olhos da diretoria do Grêmio, que não tem a mínima intenção de colocar preço nele”, afirmou o diretor de futebol Ocimar Bolicenho, em entrevista à Rádio 98.

Com três gols em seis jogos, Jhonata foi um dos destaques do time de transição do Grêmio em excursão na Europa, entre 14 e 26 de março de 2019. O grupo sub-23 saiu invicto diante dos portugueses Louletano (2 a 0), Benfica (2 a 0), Vitória de Guimarães (3 a 2) e Braga (3 a 1), e dos espanhóis Betis (3 a 2) e Sevilla (1 a 1).

Em janeiro de 2019, o meia disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em sete jogos, marcou dois gols - no empate com o Lagarto-SE (2 a 2) e na vitória sobre o Oeste (3 a 1), pela fase de grupos. O tricolor foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final, com derrota por 2 a 1.

O bom desempenho de Jhonata Robert na Copinha fez o Alavés, da Espanha, manifestar interesse em sua contratação, segundo informou o site Globoesporte, em 22 de janeiro de 2019. Contudo, o Grêmio segurou o jovem e, posteriormente, ampliou seu contrato até dezembro de 2022.

Em dezembro, Robert foi protagonista do Grêmio no título da Copa Rio Grande do Sul de Futebol Sub-20. Em sete jogos, contabilizou cinco gols e terminou como artilheiro, ao lado de Girotti Bonazza, do River Plate. Já na equipe principal, participou dos últimos minutos do revés para o Goiás por 1 a 0, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Antes de defender o Grêmio, Jhonata Robert pertencia ao Barra Futebol Clube, de Santa Catarina. Na Série B do estadual de 2018, ele marcou quatro gols e distribuiu seis assistências. No geral, balançou a rede cinco vezes em 20 partidas. O clube catarinense detém 40% dos direitos do meia-atacante, que saiu do Recife, capital de Pernambuco, para buscar o sonho de ser jogador no Sul do país.

Uma curiosidade sobre Jhonata é que ele tem a capacidade auditiva reduzida a 70% nos dois ouvidos. Em entrevista ao UOL, em janeiro de 2019, ele explicou como faz para lidar com a condição. “Eu procuro estar sempre mais atento, mais ligado nas coisas para eu não acabar perdendo e não escutando nada. Na hora da palestra, eu procuro sentar na frente. Como procuro estar muito ligado, eu tenho muita visão de jogo, uma percepção das coisas. Sei o que pode acontecer, o que vai acontecer. Adquiri, sim, uma qualidade”.

Com facilidade para jogar tanto no meio quanto pelos extremos do campo, Jhonata Robert chega ao Cruzeiro para, inicialmente, ser ‘sombra’ de Rodriguinho, que ainda não definiu se aceitará a proposta de readequação salarial para ficar no clube em 2020. Também foram contratados o lateral-esquerdo João Lucas, o volante Machado, o meia Everton Felipe e o atacante Roberson.

Tags: Cruzeiro interiormg futnacional gremiors mercadobola Jhonata Robert