Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Marcação sob pressão, tabelas com Maurício e gol de pênalti: Moreno é participativo em jogo-treino do Cruzeiro

Boliviano deve ser titular em jogo contra o Uberlândia, domingo, no Mineirão

postado em 27/02/2020 13:11 / atualizado em 27/02/2020 16:27

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Os torcedores do Cruzeiro estão ansiosos pela reestreia de Marcelo Moreno, segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 45 gols em 93 jogos. Com o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, o boliviano deverá enfrentar o Uberlândia no domingo, às 16h, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Caberá a ele as missões de ser a referência no ataque, visto que Roberson não balançou a rede em cinco partidas como titular, e ajudar a Raposa a retornar ao G4 do estadual - ocupa a quinta colocação, com 11 pontos.

No jogo-treino desta quinta-feira, foi possível ter uma prévia de como Marcelo Moreno se portará em campo. Embora centroavante, ele se movimentou pelos extremos com o propósito de puxar a marcação e abrir espaços. Assim, os meias Maurício e Everton Felipe e os volantes Jadsom e Pedro Bicalho chegavam próximos à área para finalizar. O goleiro Vitor Eudes, que reforçava a equipe sub-17, defendeu alguns arremates desses jogadores.

Moreno foi orientado pelo técnico Adilson Batista a pressionar a saída de bola dos jovens do sub-17, que, ainda em processo de aprimoramento técnico e tático, encontraram dificuldades para trocar passes rápidos na defesa. No começo da atividade, por exemplo, o lateral-direito Danilo foi apertado pelo camisa 9 e acabou tocando errado à linha de fundo ao tentar recuar a redonda para Vitor Eudes.

Logo aos 4 minutos, Marcelo poderia ter marcado o primeiro gol. Ele ajeitou a bola na coxa, após escanteio de Everton Felipe, e bateu cruzado de pé esquerdo no canto direito. Vitor Eudes mostrou excelente tempo de reação e conseguiu cair a tempo de espalmar a bola. Em outros ataques, o boliviano trabalhou como pivô, preparando assistências principalmente para Maurício, que com frequência se deslocava do lado direito em direção ao meio.

Nos minutos finais do primeiro tempo, os titulares do Cruzeiro fizeram 1 a 0 em conclusão de Maurício. Pouco depois, ampliaram em pênalti convertido pelo próprio Moreno. No lance que originou a infração, o centroavante acompanhou Maurício no contra-ataque e se posicionou como ponta-direita. Ele recebeu o passe, invadiu a grande área e foi derrubado ao tentar fintar o lateral-esquerdo Kaiki.

Essa é a terceira passagem de Moreno pelo Cruzeiro. Na primeira, de 2007 a 2008, marcou 21 gols em 36 jogos, sendo campeão estadual e artilheiro da Copa Libertadores (oito gols). Na segunda, em 2014, balançou a rede 24 vezes em 57 apresentações e conquistou tanto o Mineiro quanto o Campeonato Brasileiro, do qual foi o goleador celeste, ao lado de Ricardo Goulart, com 15 gols.

Ainda que aos 32 anos não tenha o mesmo vigor de antes, o jogador se mantém disciplinado na parte física e determinado a melhorar as estatísticas em prol do clube. Os números dele no futebol chinês reforçam a esperança dos torcedores cruzeirenses. Foram 55 gols em 100 partidas desde 2015 - Changchun Yatai, Wuhan Zall e Shijiazhuang Ever Bright - e dois acessos da segunda para a primeira divisão.

Tags: treino adilson moreno cruzeiroec