Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Fábio defende pênalti no fim, e Cruzeiro vence Uberlândia na reestreia de Marcelo Moreno

Com dificuldades, time celeste triunfa no Mineirão e chega a 14 pontos no estadual

postado em 01/03/2020 17:59 / atualizado em 01/03/2020 23:03

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)
Os torcedores que compareceram ao Mineirão neste domingo para acompanhar a reestreia de Marcelo Moreno pelo Cruzeiro viram o goleiro Fábio sair de campo como herói. Ele defendeu pênalti de Diogo Peixoto, aos 46 minutos do segundo tempo, e assegurou a vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.

A Raposa abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, em chute rasteiro do volante Pedro Bicalho, com assistência de Moreno. Na etapa final, aos 12 minutos, Jhulliam subiu sozinho no meio da área e deixou tudo igual para o Uberlândia. Porém, também em conclusão de cabeça, Arthur fez o segundo gol cruzeirense aos 43, após escanteio de Filipe Machado.

De acordo com o Footstats, o Uberlândia mostrou ampla superioridade em finalizações (17 a 7) e teve melhor aproveitamento em passes (92,51% a 91,22%), enquanto o Cruzeiro terminou o duelo com mais posse de bola: 55,35% a 44,65%.

Com o triunfo em Belo Horizonte, o time comandado por Adilson Batista chega à quarta posição no Campeonato Mineiro, com 14 pontos. O Atlético, que empatou por 1 a 1 com o Boa, em Varginha, caiu para quinto, com 12.

Durante a semana, o Cruzeiro se concentra na Copa do Brasil, pela qual enfrentará o Boa, às 21h30 de quarta-feira, no Estádio Melão, em jogo único da segunda fase. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis. A equipe classificada pegará o CRB na terceira fase.

Depois da Copa do Brasil, a Raposa volta a pensar no estadual. No sábado, às 19h, no Mineirão, haverá clássico contra o Atlético, pela oitava rodada, com mando de campo do rival.

O jogo


Nos treinamentos da semana, o técnico Adilson Batista escalou o Cruzeiro no 4-3-3. Ele cobrou aproximações dos volantes Jadsom e Pedro Bicalho ao ataque, além de muita movimentação do trio Everton Felipe, Maurício e Marcelo Moreno.

Os ensaios na Toca II deram certo. Com 11 minutos, Maurício deu passe de cabeça, Marcelo Moreno foi mais esperto que o zagueiro Rogério e ganhou a jogada dentro da área. Na linha de fundo, ele tocou rasteiro para trás, e Pedro Bicalho chegou batendo firme: 1 a 0.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)

O Cruzeiro encaixou outros dois bons ataques, porém a arbitragem assinalou impedimento de maneira correta. Aos 18’, João Lucas recebeu enfiada de bola de Maurício e chegou a balançar a rede na finalização. Aos 20’, Moreno tocou de peito, e Jadsom chutou em cima do goleiro Rafael.

A partir dali, o time celeste perdeu intensidade e deixou de envolver o adversário. A torcida manifestou incômodo com os sucessivos toques de bola entre laterais e zagueiros, sem evolução para um ataque perigoso.

O Uberlândia, por sua vez, começou a se animar. Apesar de pouco chegar à área do Cruzeiro, mostrava-se defensivamente organizado e disposto a pressionar a saída de bola. Fábio precisou trabalhar em conclusões de Jhulliam, aos 26’, e Fábio Alves, aos 40’.


De tanto insistir, a equipe do Triângulo empatou aos 12 minutos. Fábio Alves cobrou falta para o meio da área, e Jhulliam marcou de cabeça: 1 a 1. Artilheiro do Módulo II de 2019, com 12 gols em 13 partidas, o camisa 9 balançou a rede pela primeira vez na elite de 2020.

O Cruzeiro sentiu o baque e, com a bola no chão, foi presa fácil para a marcação do Uberlândia. Os torcedores se irritaram com a postura da equipe e vaiaram principalmente o lateral-esquerdo João Lucas, que até se apresentava para o jogo, mas falhava em passes e cruzamentos.

Adilson tentou dar sangue novo à equipe colocando os atacantes Caio Rosa, Welinton e Vinícius Popó, mas as dificuldades persistiram. Se de pé em pé não era possível, o jeito foi tentar pelo alto. Aos 43 minutos, Filipe Machado cobrou escanteio entre a marca do pênalti e a linha da pequena área, e o zagueiro Arthur cabeceou forte para recolocar o Cruzeiro em vantagem: 2 a 1.

A vitória sofrida que parecia certa quase escapou nos acréscimos, quando Valdir, aos 46 minutos, cometeu pênalti em Wandinho. Camisa 10 do Uberlândia, Diogo Peixoto buscou o canto direito, e Fábio caiu a tempo de espalmar a bola. Ele defendeu a 29ª cobrança em 879 jogos pelo clube.

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)

CRUZEIRO 2X1 UBERLÂNDIA


CRUZEIRO
Fábio; Valdir, Arthur, Leo e João Lucas; Filipe Machado, Jadsom (Caio Rosa, aos 15min do 2ºT) e Pedro Bicalho (Vinícius Popó, aos 37min do 2ºT); Maurício, Everton Felipe (Welinton, aos 31min do 2ºT) e Marcelo Moreno
Técnico: Adilson Batista

UBERLÂNDIA
Rafael, Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Leandro Salino, Jô e Diogo Peixoto; Dija Baiano (Wandinho, aos 27min do 2ºT), Luizinho (Lucas, aos 39min do 2ºT) e Jhulliam (Tiago Amaral, aos 37min do 2ºT)
Técnico: Luizinho Lopes

Gols: Pedro Bicalho, aos 11min do 1ºT; Arthur, aos 43min do 2ºT (Cruzeiro); Jhulliam, aos 12min, do 2ºT (Uberlândia)

Cartões amarelos: Filipe Machado, aos 44min do 2ºT (Cruzeiro); Rogério, aos 43min do 1ºT (Uberlândia)

Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Data: domingo, 1º de março de 2020

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira

Pagantes: 9.700

Presentes: 12.035

Renda: R$ 216.639,50

Tags: Campeonato Mineiro Cruzeiro interiormg futnacional Marcelo Moreno Uberlândia Fábio