Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Adilson ainda busca ajustes no Cruzeiro e tenta fazer valer supremacia contra o Atlético

Na primeira passagem pelo clube, treinador obteve nove vitórias em 12 duelos

postado em 06/03/2020 09:03 / atualizado em 06/03/2020 09:19

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


“É preciso entender o processo”. A frase foi dita várias vezes por Adilson Batista, técnico do Cruzeiro, em entrevistas coletivas após atuações pouco convincentes. Para ele, a oscilação está dentro da normalidade em um grupo que passou por mudanças em virtude do rebaixamento à Série B. O time de garotos terá a missão de encarar o Atlético no clássico deste sábado, às 19h, no Mineirão, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

“Não adianta a gente cobrar. Não tem tempo. O futebol é resultado. Eu tenho consciência, pela experiência que tenho. Vocês não podem julgar dois meses, sendo que você não tem dois meses de trabalho. Tivemos 15 dias com atletas que não iam ficar, cinco viagens em 20 dias, 90% do elenco mudado, 80% dos nossos jogadores são jovens”, afirmou Adilson.

“O Éverton não jogava, o Machado não jogava, uma série de outros componentes que geram dificuldade. Não é assim que funciona, tem que ter calma. Vão errar. Faz parte do processo algumas dificuldades que a gente tem. Se for computar as duas classificações (contra São Raimundo-RR e Boa, pela Copa do Brasil) como vitória, estamos com 74% de aproveitamento. Temos que ter um pouco mais de cuidado, eu penso assim”, complementou.

Dos titulares do Cruzeiro, ao menos quatro são oriundos da base: o zagueiro Cacá, os volantes Pedro Bicalho e Jadsom e o meia Maurício. No banco de reservas, o leque de opções da Toquinha é grande: o goleiro Vitor Eudes, o lateral-direito Valdir, os zagueiros Arthur e Edu, o lateral-esquerdo Rafael Santos, o meia Marco Antônio e os atacantes Thiago, Caio Rosa, Alexandre Jesus e Welinton.

Adilson Batista enfrenta dificuldades para encontrar a formação ideal na Raposa, até porque os atletas, sobretudo os jovens, passam por processos de aprimoramento técnico e tático. O treinador já testou alguns esquemas, como o habitual 4-2-3-1, o 4-3-3 com três volantes e um 4-4-2 com dois atacantes de área.

Diante do Atlético, Filipe Machado cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória do último domingo sobre o Uberlândia, por 2 a 1, no Mineirão. Um dos reforços de 2020, o volante de 24 anos vinha se destacando na saída de bola e em passes verticais, além de cobrar bem os escanteios e efetuar lançamentos.

Para substituir Machado e formar dupla com Jadsom, o técnico cruzeirense enxerga como principal alternativa a entrada de Pedro Bicalho, autor do primeiro gol sobre o Uberlândia com assistência de Marcelo Moreno. Em uma escolha mais conservadora, há a possibilidade de Edu (ou Arthur) compor como terceiro zagueiro.

Enquanto não define o caminho ideal para o Cruzeiro, Adilson tem como trunfo os números de sua primeira passagem pela Toca, entre janeiro de 2008 e junho de 2010. Em 12 clássicos, saiu vitorioso em nove, empatou dois e perdeu apenas um, com 80,5% de aproveitamento. O time celeste marcou 26 gols e levou nove.

Os jogos mais empolgantes para os torcedores foram as goleadas por 5 a 0, pelas finais dos estaduais de 2008 e 2009. O único revés ocorreu no turno do Brasileiro de 2009, quando o Cruzeiro escalou os reservas em função da iminente decisão da Copa Libertadores, contra o Estudiantes da Argentina (derrota por 2 a 1, no Mineirão).

No reencontro em 2020, Adilson conduz um Cruzeiro com muitos meninos, enquanto o Atlético lida com a pressão de ser o representante do estado na Série A do Brasileiro e ter investido pesado em reforços: R$ 8 milhões pelo atacante venezuelano Savarino, mais de R$ 13 milhões pelo volante Allan e outros.

Em campo, o alvinegro protagonizou vexames ao ser eliminado para Unión-ARG, na Copa Sul-Americana, e Afogados da Ingazeira-PE, na Copa do Brasil. No estadual, está abaixo do Cruzeiro na classificação (5º, com 12 pontos), o que motivou ironias por parte de Adilson Batista.

“Eu acho que (o Cruzeiro) não está desorganizado. Lá (no Atlético) está tão organizado que já mandaram treinador embora. Lá está dois pontos atrás de nós (no Mineiro)”, ressaltou o técnico, em referência tanto à troca de Rafael Dudamel pelo argentino Jorge Sampaoli na Cidade do Galo quanto pela melhor posição da Raposa no Mineiro (4º, com 14 pontos).

Clássicos de Adilson Batista


Jogos: 12
Vitórias: 9
Empates: 2
Derrotas: 1
Gols marcados: 26
Gols sofridos: 9
Aprov: 80,5%

Atlético 0x0 Cruzeiro - 7ª rodada do Mineiro de 2008

Duelo aconteceu em 3 de março, diante de 54 mil pessoas no Mineirão. Times criaram poucas chances e acabaram em igualdade. Na ocasião, o Cruzeiro perdeu 100% de aproveitamento na competição.

Atlético 0x5 Cruzeiro - jogo de ida da final do Mineiro de 2008

Marcelo Moreno abriu o placar para o Cruzeiro, após dividida de bola com Leandro Almeida, zagueiro do Atlético. Marcos, contra, e Ramires ampliaram ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar, Guilherme e Wagner transformaram a vantagem em "mão cheia" e praticamente encaminharam o título Mineiro na tarde de 27 de abril.

Cruzeiro 1x0 Atlético - jogo de volta da final do Mineiro de 2008

Cruzeiro voltou a vencer o Atlético, dessa vez pela vantagem mínima, com gol de peixinho de Marcelo Moreno. Placar confirmou a conquista do 33º título estadual.

Cruzeiro 2x1 Atlético - 11ª rodada do Brasileiro de 2008

Em bobeada de Charles e Espinoza, Danilinho roubou a bola na grande área, driblou Fábio e fez 1 a 0 para o Atlético, aos 34min do primeiro tempo. O Cruzeiro respondeu três minutos depois e deixou tudo igual com o zagueiro Thiago Martinelli. Nos acréscimos do segundo tempo, Ramires recebeu lançamento de Wagner e bateu na saída do goleiro Édson.

Atlético 0x2 Cruzeiro - 30ª rodada do Brasileiro de 2008

Gols da vitória cruzeirense foram anotados pelo lateral-direito Jonathan, em chute cruzado aos 42 minutos do primeiro tempo, e o atacante Guilherme, de pênalti, aos 48 minutos da etapa final.

Cruzeiro 4x2 Atlético - Torneio de Verão 2009

Cruzeiro e Atlético se enfrentaram no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, pela semifinal do Torneio de Verão. Marcaram para o time celeste o volante Renan (contra), o lateral-esquerdo Fernandinho, o volante Ramires e o atacante Soares. Diego Tardelli balançou a rede duas vezes a favor do alvinegro.

Cruzeiro 2x1 Atlético - 2ª rodada do Mineiro de 2009

Ramires abriu o placar para o Cruzeiro aos 19 minutos do primeiro tempo, de cabeça, após cruzamento de Jancarlos. Aos 44', Soares fez o segundo. Na etapa final, aos 30', Diego Tardelli diminuiu batendo pênalti.

Cruzeiro 5x0 Atlético - jogo de ida da final do Mineiro de 2009

O lateral-direito Jonathan e o zagueiro Leonardo Silva tiveram tarde de artilheiros na goleada cruzeirense no dia 26 de abril. Cada um marcou duas vezes. O outro gol saiu dos pés de Kleber, que imitou uma galinha na comemoração.

Atlético 1x1 Cruzeiro - jogo de volta da final do Mineiro de 2009

O Atlético começou vencendo o clássico com gol do volante Fabiano, mas o Cruzeiro empatou em pênalti convertido por Kleber e assegurou a 34ª taça do Mineiro.

Cruzeiro 0x3 Atlético - 10ª rodada do Brasileiro de 2009

A expulsão do atacante Zé Carlos, do Cruzeiro, com apenas sete segundos de partida acabou determinante para a vitória atleticana por 3 a 0, em 12 de julho. Júnior, Éder Luís e Alessandro marcaram os gols. Na ocasião, o técnico Adilson Batista escalou a Raposa com reservas, pois na quarta-feira seguinte, dia 15 de julho, haveria o segundo duelo da final da Copa Libertadores, contra o Estudiantes da Argentina.

Atlético 0x1 Cruzeiro - 29ª rodada do Brasileiro de 2009

Wellington Paulista fez o único gol do duelo de 12 de outubro de 2009, numa tarde de segunda-feira. Ele se aproveitou de cruzamento de Thiago Ribeiro e, sozinho na segunda trave, cabeceou para o fundo da meta.

Atlético 1x3 Cruzeiro - 6ª rodada do Mineiro de 2010

Ao marcar o terceiro gol do Cruzeiro em chute da meia-lua, o meia Roger tirou a fantasia do mascote Raposão e a colocou na cabeça durante a celebração. Até hoje o episódio é rememorado pelo comentarista esportivo do Grupo Globo. Os outros tentos celestes foram anotados pelos zagueiros Gil e Leonardo Silva. O equatoriano Jairo Campos fez o gol do Atlético.

Tags: supremacia adilson clássicos ajustes cruzeiroec