Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Formado na 'escola de craques' da Colômbia e destaque contra a Seleção Brasileira: conheça Iván Angulo, do Cruzeiro

Atacante superou a pobreza e conquistou reconhecimento com um futebol alegre

postado em 30/03/2020 08:30 / atualizado em 30/03/2020 09:31

(Foto: Divulgação / Cruzeiro)
Último reforço contratado pelo Cruzeiro, o atacante Iván Darío Angulo Cortés, de 20 anos, tem história parecida com a de muitos jogadores brasileiros.

Angulo nasceu em Tumaco, uma cidade pobre da Colômbia, do departamento de Nariño. Ainda criança, deixou para trás a família para realizar seu sonho de jogar futebol.

Mudou-se para o centro do futebol colombiano, a cidade de Medellín. Chamou a atenção dos olheiros ao disputar o 'Pony Fútbol', campeonato nacional infantil. Esse é considerado o principal torneio de base da Colômbia.

O jornalista Santiago Aristizabal conta como conheceu o jogador. "Ele nasceu em uma zona com muitas limitações econômicas e muitos problemas sociais. Depois, ainda pequeno, criou-se futebolisticamente em Medellín. Conheci ele quando tinha 12 anos, no 'Pony Fútbol'".

"Angulo jogava com a equipe Arco Zaragoza. Jogava pela esquerda, como ponta. Era muito rápido, potente e habilidoso. Essa equipe tinha convênio com o Envigado. Começou como profissional aos 17 anos, muito picante, com jogo ofensivo pelos lados", acrescentou o repórter.

Envigado é uma equipe profissional da Colômbia. Foi fundada em 1989 com o objetivo de revelar jogadores. O time não tem um projeto audacioso para conquistar títulos, porque planeja formar e vender suas revelações. 

O time é conhecido como “Cantera de Héroes”. Formou parte dos melhores atletas da última geração colombiana: Giovanni Moreno, Juan Fernando Quintero, Dorlán Pabón e James Rodríguez.
(Foto: AFP / JUNG Yeon-Je)

"Envigado tem pouca torcida e sempre foi formador. Maurício Molina, Quintero, Moreno e James Rodriguez, entre outros, saíram desse clube, que se caracteriza por revelar jogadores", afirmou o jornalista Jhony Gutierrez. 

As boas atuações no Envigado foram o suficiente para Angulo receber uma oportunidade na seleção do departamento de Medellín.

"Jogou na seleção do departamento de Antioquia, onde fica Medellín, que seria como se fossem os estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo. Jogou no juvenil por dois anos e foi titular e campeão. No Envigado, também sempre foi titular", frisou Santiago Aristizabal.

O repórter Julito Gómez descreve as características de Angulo. "Não é goleador. Aqui marcou dois gols pelo Envigado. É um extremo, encarador, tenta ganhar o espaço e busca a assistência, o cruzamento pelas laterais. Não é muito forte fisicamente. Busca sempre o mano a mano e tenta ganhar na velocidade".

Talentoso, ganhou espaço nas seleções de base da Colômbia. No ano passado, foi convocado para o Sul-Americano Sub-20. Em um jogo preparatório, marcou um dos gols do empate em 2 a 2 com o Brasil, em novembro de 2018.
(Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

No Sul-Americano, participou dos nove jogos e marcou dois gols. A Seleção Colombiana ficou na quarta posição e garantiu vaga no Mundial da categoria. O Brasil terminou no quinto posto, sem vaga na Copa do Mundo.

"Chegou ao futebol brasileiro pela oportunidade na Seleção Colombiana no Sul-Americano. Nos amistosos antes da competição, marcou um gol contra o Brasil. Acho que essa foi a grande vitrine para o Palmeiras contratá-lo. Ele tem uma característica de jogador alegre, isso o futebol brasileiro gosta. Como é um jogador jovem, teria dificuldade de jogar e se adaptar ao futebol brasileiro. Agora, vai ter uma chance em outra equipe grande como o Cruzeiro. Esperamos que ele esteja à altura do clube. Tem muito futuro", afirmou o jornalista Julito Gómez.

Angulo chegou ao clube celeste emprestado até o fim da temporada pelo Palmeiras, que pagou cerca de R$ 11,6 milhões ao Envigado, em junho de 2019, para comprar 70% de seus direitos econômicos.

IVÁN ANGULO


Nome completo: Iván Darío Angulo Cortés

Data de nascimento: 22/03/1999

Naturalidade: Tumaco-COL

Posição: Atacante

Altura: 1,70m

Clubes: Envigado-COL (2016-2018), Palmeiras (2019-2020) e Cruzeiro (desde 03/2020)

Tags: mercado Colômbia cruzeiroec mercadobola Iván Angulo envigado