Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com bandeirão na sede, Cruzeiro presta homenagem ao dia da República Italiana

Clube foi fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte em 1921

postado em 02/06/2020 09:12 / atualizado em 02/06/2020 12:58

(Foto: Divulgação / Cruzeiro)
Cruzeiro desfraldou uma bandeira imensa da Itália no prédio da sede administrativa do clube, no Barro Preto, nesta terça-feira. A iniciativa é uma homenagem à Festa da República Italiana, comemorada em 2 de junho.

Em referendo realizado após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a população italiana definiu a República como forma de governo. A opção republicana venceu a Monarquia com diferença de quase dois milhões de votos. O dia da votação foi o 2 de junho.

Em italiano, o Cruzeiro escreveu a seguinte mensagem no Twitter: "Honrando nossas origens e tradições, saudamos os irmãos italianos. Que a fraternidade e a liberdade nos unam mais a cada dia. O sangue não se torna água. Vida longa à Itália!". 


O Cruzeiro foi fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte, em 1921, com o nome de Società Sportiva Palestra Italia. O clube precisou ser rebatizado em 1942 - o nome Cruzeiro foi escolhido em referência ao Cruzeiro do Sul, principal símbolo do Brasil - por imposição do governo federal à época, que proibiu o uso de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.

“Eu não tenho descendência italiana, mas a Itália é parte do Cruzeiro, que foi fundado por imigrantes italianos que aqui chegaram. Mesmo antes da posse, na semana passada, já recebemos na Sede Administrativa a visita do Cônsul da Itália em Belo Horizonte e podem ter certeza de que na nossa gestão vamos valorizar a origem italiana, com ações que relembrem a importância da Itália para os cruzeirenses e reforcem a fraternidade entre os dois povos. Em 2021 vamos comemorar o Centenário, então celebrar a Itália é preservar a nossa própria história”, afirmou o presidente Sérgio Santos Rodrigues.

Tags: itália homenagem sede república cruzeiroec bandeirão