Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Diretor do Cruzeiro vê mudança no 'perfil tático' dos jogos com nova regra e admite reavaliar tamanho do elenco

Drubscky falou sobre o planejamento da equipe para sequência do ano

postado em 02/07/2020 06:00 / atualizado em 01/07/2020 17:17

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Cerca de 20 dias depois de projetar um elenco com 28 a 30 jogadores, o diretor de futebol do Cruzeiro, Ricardo Drubscky, já admite que o grupo poderá alcançar o número de 32 atletas em 2020. Em entrevista ao Superesportes/Estado de Minas, o executivo revelou que, após conversas com o técnico Enderson Moreira e os caminhos projetados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o reinício do calendário, o planejamento passou por essa pequena readequação.

“Futebol é muito dinâmico. Ano de pandemia - uma palavra que sabíamos que existia, mas nunca vivenciamos o efeito - nos faz sempre refazer conceitos. Estamos fazendo nossas contas. A partir da reunião (da Comissão Nacional de Clubes), como vamos encaixar 38 jogos, de 8, 9 de agosto, até… Contando que Natal é uma data onde o mundo, principalmente o Brasil, um país cristão por excelência, o mundo cristão para por alguns dias, e terá que ter jogos. O Enderson, conversando comigo, com o Deivid, de repente 32 jogadores não é um número grande não”, admitiu. 

Drubscky também lembrou que o futebol será reiniciado com uma novidade nas regras, o que, na análise do dirigente, mudará o “perfil tático” das partidas. A CBF decidiu que permitirá cinco substituições por jogo durante suas competições para proteger a condição física de jogadores em meio à pandemia de coronavírus.

“Terão cinco substituições, o que vai mudar o perfil tático dos jogos. Não está fugindo da conta inicial, de 28 a 30 (jogadores), mas também não vai extrapolar, talvez a gente vá sair um pouco, para 32 jogadores, é algo que nos interessa para atender essas dificuldades”, projetou Drubscky.

Nas últimas semanas, o Cruzeiro já realocou alguns jogadores que se reapresentaram na Toca da Raposa II em 26 de maio, após a paralisação pelo coronavírus. Foram eles os laterais Edilson (dispensado) e Rafael Santos (emprestado à Chapecoense); os meio-campistas Maktom (não teve o contrato renovado) e Robinho (dispensado), além do atacante Jhonata Robert (devolvido ao Grêmio). 

Atualmente, o elenco do Cruzeiro é formado pelos seguintes atletas (32):

Goleiros: Fábio, Lucas França, Vitor Eudes e Vinícius 
Zagueiros: Leo, Cacá, Arthur, Ramon, Marllon e Dedé
Laterais-direitos: Raúl Cáceres 
Laterais-esquerdos: Patrick Brey, Marcelo Hermes e João Lucas
Volantes: Adriano, Ariel Cabral, Jean, Filipe Machado, Pedro Bicalho e Jadsom
Meias: Maurício, Everton Felipe, Régis e Marco Antônio
Atacantes: Marcelo Moreno, Thiago, Angulo, Judivan, Roberson, Stênio, Welinton e Vinicius Popó

Vale lembrar que o Cruzeiro também promoveu, recentemente, o jovem atacante Riquelmo, de 18 anos. Ele passará por um período de observação no elenco profissional, mas também poderá atender ao time Sub-20, comandado por Rogério Micale. Nessa quarta-feira, a Raposa também confirmou a contratação do atacante Guilherme, ex-Ituano, que também se dividirá entre profissional e categorias de base.

O objetivo do departamento de futebol do Cruzeiro é contratar ainda pelo menos um lateral-esquerdo e mais um jogador para o lado direito. Outra negociação é com o atacante Claudinho, da Ferroviária. O clube teve a primeira proposta recusada, mas segue sonhando em contratar o jogador de 19 anos. 

A entrevista

Ricardo Drubscky concedeu entrevista exclusiva ao Superesportes/Estado de Minas. Na conversa, o diretor de futebol do Cruzeiro falou sobre a rotina de trabalho, o retorno aos treinamentos, a expectativa de reinício do calendário, o planejamento para 2020, entre outros temas. As reportagens serão publicadas ao longo dos próximos dias. Veja o que já escrevemos:

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional