Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Jornalistas fazem ressalvas, mas apontam Cruzeiro como favorito na Série B; leia análises

Time estreia na competição contra o Botafogo-SP, neste sábado

postado em 07/08/2020 07:00 / atualizado em 07/08/2020 11:28

(Foto: Marco Ferraz/Cruzeiro)
Mesmo com problemas extracampo e as dificuldades naturais de disputar uma competição pela primeira vez, o Cruzeiro é apontado como um dos favoritos na briga pelo acesso à Primeira Divisão e ao título da Série B do Campeonato Brasileiro. O Superesportes ouviu 24 jornalistas de 14 estados do país, que foram unânimes ao listar o time celeste entre os candidatos às melhores posições do certame, mesmo com a desvantagem de iniciá-lo com seis pontos negativos.

A estreia da equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira na Série B será neste sábado, a partir das 19h. No Mineirão, o Cruzeiro receberá o Botafogo-SP.

Leia também:

A seguir, leia algumas das opiniões de jornalistas sobre o Cruzeiro:

Minas Gerais


Álvaro Duarte
Editor de esportes do jornal Estado de Minas

O Cruzeiro briga pelo acesso e pelo título. A Raposa, mesmo com todos os problemas administrativos, financeiros e os seis pontos a menos, montou um time capaz de voltar à Série A. Tem jogadores tarimbados e identificados com a torcida, como Fábio, Leo, Henrique e Marcelo Moreno, jovens promessas, como Maurício, Cacá e Jadsom, e contratou jogadores tarimbados para posições carentes, como o armador Régis, o lateral Cáceres e os zagueiros Marllon e Ramon. Vai ter que aprender a jogar a Série B, mas tem um treinador acostumado à competição, Enderson Moreira. 

Júnior Brasil
Comentarista da Rádio Itatiaia

Cruzeiro e América brigam para subir. O Cruzeiro tem uma missão mais difícil, mas briga para subir. Tem a perda dos pontos, algo que gera impacto e os problemas extra-campo. Vai ter cobranças e pressão. Pode perder jogadores com possíveis vendas, o time ainda não tem um bom conjunto e faltam peças para ter um grupo forte. Contudo, tem valores que podem levar o time à Série A e a tradição.

Cadu Doné
Comentarista da Rádio Itatiaia

Cruzeiro e América têm tudo para brigar pelo título. A Raposa, a despeito de não ter um elenco compatível com sua grandeza, possui, em média, um nível técnico superior no plantel do que os adversários da segunda divisão. Além disso, apresenta, na figura de Enderson Moreira, um dos melhores treinadores da competição.

Paraná

André Pugliesi
Editor de esportes da Gazeta do Povo, de Curitiba

O Cruzeiro é de difícil projeção, considerando a grave crise financeira, reformulação do elenco, além da punição da perda de 6 pontos. Quero crer que a camisa e o status de time grande ajudem a Raposa nessa caminhada.

Bahia

Marcello Góis
Repórter da Rádio Metrópole, de Salvador

O Cruzeiro vive um choque de realidade com o recente descenso à Segundona. Precisa se acostumar com a competição e se impor, já que é o clube mais tradicional na disputa do certame. Com o América, são duas forças mineiras que brigarão pelo acesso.

Marinho Júnior
Repórter da Rádio Metrópole, de Salvador

O Cruzeiro é o favorito. O Cruzeiro já entra em campo favorito, independentemente dos demais, do elenco. Acho que a camisa pesa muito. O Inter subiu sem ser campeão, mas Palmeiras, Botafogo, Vasco, Coritiba, essas equipes quando caíram, voltaram com título. É o principal favorito ao título da Série B.

Marcos Valença
Repórter da Rádio Sociedade, de Salvador

Aguardo para saber se o Cruzeiro terá condições de se reestruturar e fazer uma boa Série B. Vejo a Ponte Preta com potencial de conquistar o título. A depender dos problemas extracampo, o Cruzeiro pode chegar forte.

Rio de Janeiro

Renan Damasceno
Editor assistente de esportes dos jornais O Globo e do Extra

O Cruzeiro terá de correr atrás do prejuízo. Não foi bem no Estadual, mas pode embalar no returno. Em campeonato sem parada e sem descanso, estrutura para recuperar os jogadores – como o Cruzeiro tem na Toca da Raposa II – pode fazer a diferença.

São Paulo 

Raphael Prates
Comentarista da rádio CBN e do canal ESPN, de São Paulo

É o mais forte candidato ao acesso apesar de começar com -6. Trouxe uma comissão técnica que conhece a competição e parece que se entender o que a competição exige e o nível dos jogos, a qualidade de alguns jogadores deve fazer a diferença.

Ceará

Fernando Graziani
Editor de esportes do jornal O Povo, de Fortaleza

O Cruzeiro tem um elenco forte para a Série B, mas as dívidas e começar com seis pontos a menos são dificuldades grandes para a temporada no que diz respeito ao título da competição, mas estará muito na briga pelo acesso. Ainda assim, comparando com os demais adversário, cravo o time como campeão.

Rio Grande do Sul 

Felipe Bortolanza
Editor de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre

Ainda aposto no Cruzeiro (como favorito ao título). Acho que ambos (os mineiros, considerando também o América) sobem, apesar da crise financeira violenta por que passa a Raposa.

Leonardo Oliveira
Comentarista da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre

É favorito ao acesso. O Cruzeiro passa por um processo de reconstrução depois de tudo o que aconteceu no clube. Foi algo pelo qual passou o Inter em 2017, inclusive com episódios extracampo na gestão, o que deixou o clubes muito parecidos. À distância, me parece que o Cruzeiro mergulhou ainda mais na transformação em seu modo de gestão. A profissionalização de áreas e aposta em monetizar conteúdo mostram que o clube aproveitou o tombo para repensar olhando o futuro. Vai sofrer na Série B, porque não está acostumado com essa realidade de viagens intermináveis, gramados ruins e jogos sem lustro. Precisa superar o constrangimento de jogar uma Série B enquanto o rival estará envolvido na elite, com seu técnico de renome mundial. A passagem pela Série B é quase um processo de depuração da alma de um clube.

Santa Catarina 

Polidoro Júnior
Repórter da agência de notícias Mix Mídia

O Cruzeiro é sério candidato (ao título) por sua estrutura, e não somente pelo nome e história rica em títulos, mas também pelo tamanho da torcida e pela pressão com obrigação de conquista do título que serão impostas ao elenco da Raposa. O Cruzeiro entra na disputa com obrigação de conquistar o título e não vejo de outra forma.

Sergipe

Thiago Barbosa
Do Globo Esporte

Acho que América e Cruzeiro são os favoritos para campeão e vice, pois têm mais estrutura. Apesar de que minha aposta no Cruzeiro é apenas pelo gigantismo e tradição, pois a julgar pela situação, pode ficar para trás se não tomar cuidado. Não está inspirando confiança.

Alagoas

Elísio Silva
Comentarista da Rádio Maceió

Este ano é diferente, não dá para dizer sobe A, B, C. Acho que Cruzeiro, Ponte Preta, Vitória e Avaí são equipes que podem brigar pelo título. Mas podemos ter surpresas por conta do calendário, ao aperto de calendário. São muitas viagens, 19 ao todo, e tem time que não poderá nem treinar. Será só jogar, viajar e recuperar jogadores. Mas vejo o Cruzeiro, pela sua tradição, como muito forte, embora tenha problemas financeiros. Mas é um clube de história, com camisa pesada, e é um dos favoritos a ser campeão. Tem uma equipe interessante também que é o Cuiabá. É uma equipe que, caladinha, sem aparecer, está formando elenco bem interessante e competitivo.

Mato Grosso 

Pedro Lima
Editor-chefe do portal Olhar Esportivo, de Cuiabá

CSA, América e Avaí (são favoritos ao título). Ponte Preta, Cuiabá, Cruzeiro e Chapecoense brigam também pelo acesso. Cruzeiro é um caso à parte, se melhorar da crise, diminuir as dívidas, resolver os problemas judiciais, volta a se tornar favorito.

Maranhão

Afonso Diniz
Do Globo Esporte

Cruzeiro é favorito ao título. Parece que começou a entender que precisa começar do zero para reestruturar. Acredito que a direção acertou na contratação do Enderson Moreira, que tem o perfil necessário para retomada do time.

Raphael Araújo
Repórter da Live FC Maranhão

Favorito ao acesso, o Cruzeiro vai passar muitas dificuldades, primeiro para se adaptar ao tipo de nível da competição. Vai engrenar mesmo no segundo turno. A ausência dos torcedores nos estádios, principalmente nos jogos no Mineirão, pode ser um fator negativo para o time na competição.




Tags: cruzeiro palpite serieb cruzeiroec futnacional