Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Enderson Moreira comenta chegadas de Daniel Guedes e Arthur Caíke ao Cruzeiro: 'Nomes importantes'

Lateral e atacante já estão em BH e devem ser confirmados pelo clube nos próximos dias

postado em 09/08/2020 06:00 / atualizado em 09/08/2020 00:12

Cruzeiro está perto de fechar com dois jogadores: o lateral-direito Daniel Guedes, do Santos, e o atacante Arthur Caíke, do  Al Shabab, da Arábia Saudita. Eles devem assinar até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.

O técnico Enderson Moreira elogiou os jogadores. "Eu, particularmente, gosto de falar de jogador que já está contratado. Estes dois atletas são qualificados, já tive oportunidade de trabalhar, sei da competência, da qualidade, estamos trazendo dois nomes bem importantes para nossa sequência", disse.

Daniel Guedes


O Cruzeiro informou que tem um acordo encaminhado junto ao Santos para a contratação por empréstimo do lateral-direito Daniel Guedes, de 26 anos. Em Belo Horizonte há dez dias, o atleta já realizou exames clínicos e ortopédicos. Para oficializar a contratação, a Raposa aguarda a resolução de trâmites burocráticos.

Guedes está na mira do Cruzeiro pelo menos desde maio, quando o clube ainda era gerido por um Conselho Gestor. A contratação do lateral-direito é um pedido do técnico Enderson Moreira, que trabalhou com o jogador no período em que comandou o Santos. 

Um dos motivos de a contratação não ter se firmado antes foi o fato de o jogador cumprir suspensão preventiva por doping. Em setembro de 2019, um exame apontou o uso de substância higenamina durante partida entre Goiás (clube pelo qual Daniel atuava na ocasião) e CSA, pelo Campeonato Brasileiro, o que afastou dos gramados.

Em audiência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), realizada em julho, Guedes se livrou da primeira etapa do processo. Dois, dos três auditores presentes, votaram pela aplicação dos oito meses de suspensão - já cumpridos - ao lateral-direito. Um deles votou para absolver totalmente o atleta. A liberação para retorno aos gramados, portanto, foi unânime. A decisão cabia recurso da procuradoria do TJD-AD. 

Daniel Guedes foi formado nas categorias de base do Santos. Ele recebeu a primeira oportunidade no profissional justamente com Enderson, em 2014. Em 2019, foi emprestado ao Goiás e participou de 17 jogos, mas não marcou gols. Na Toca da Raposa II, Guedes enfrentará a concorrência do também recém-contratado Raúl Cáceres, ex-jogador do Cerro Porteño. 


Arthur Caíke


O atacante Arthur Caíke será reforço do Cruzeiro para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O Al Shabab, da Arábia Saudita, aceitou proposta de empréstimo da Raposa e apenas questões envolvendo documentação impedem o anúncio oficial.

Em busca de um atacante, o jogador é um pedido do técnico Enderson Moreira, que perdeu Iván Angulo, no mês passado, após o Palmeiras solicitar o retorno do colombiano, conforme previa o contrato. Arthur Caíke, de 28 anos, chegou a Belo Horizonte nesse sábado e deve assinar contrato até segunda-feira.

Conforme definição da Fifa, os clubes do Brasil poderão contratar e vender jogadores a times do exterior de 20 de julho a 10 de agosto. Portanto, o Cruzeiro tem até segunda-feira para finalizar as tratativas e oficializar a contratação do atleta. A janela só será reaberta em 13 de outubro e será finalizada em 9 de novembro.

Ao Superesportes, o empresário do atacante, Edson Ribeiro Neto, disse que o anúncio oficial será feito assim que o nome de Arthur Caíke for publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Formado pelo Iraty, do Paraná, Arthur Caíke tem passagens por Londrina, Paraná, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Atlético Goianiense, Santa Cruz, Chapecoense, Al Shabab e Bahia.

Tags: reforço mercado contratação cruzeiroec Daniel Guedes Arthur Caíke