Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Jogador do Cruzeiro é convocado para concentração na seleção sub-20 do México

Recém-promovido ao time principal, Alejandro tem dupla nacionalidade

postado em 14/08/2020 16:30 / atualizado em 14/08/2020 17:02

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O meia-atacante Alejandro Viniegra, do Cruzeiro, foi convocado para uma concentração virtual na seleção sub-20 do México. Natural de Ribeirão Preto, em São Paulo, o jovem de 18 anos é filho de pai mexicano, tendo, portanto, dupla nacionalidade.

De acordo com nota publicada pela direção geral desportiva da Seleção do México, o técnico do sub-20, Raúl Chabrand, chamou 55 jogadores para a primeira concentração virtual. Haverá quatro sessões entre os dias 17 e 20 de agosto. 

Dos 55 atletas selecionados por Chabrand, cinco são goleiros, 19 defensores, 23 meio-campistas e oito atacantes. A maior parte dos escolhidos inicia a carreira em equipes do México.

Entre os que atuam fora do futebol mexicano, além de Alejandro, estão Eugenio Pizzuto, do Lille-FRA; Julián Vásquez, do Real Salt Lake-EUA; e Benjamín Galdames, do Unión Española-CHI.

Em 31 de julho, Alejandro foi incorporado ao grupo principal do Cruzeiro ao lado do lateral-direito Danilo, de 17 anos. Em 2017, o meia-atacante recebeu oportunidades na Seleção Brasileira Sub-15, comandada pelo técnico Guilherme Dalla Déa.

No fim de 2018, Alejandro disputou os últimos minutos de uma partida pelo profissional da Raposa. Ele tinha 16 anos quando entrou aos 44 do segundo tempo no empate por 0 a 0 com o Bahia, em 2 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão.

Em 1º de julho de 2020, o portal UOL informou que o Cruzeiro ofereceu Alejandro ao Tigres, do México, como forma de compensação à dívida pela contratação de Rafael Sobis. A sugestão partiu do conselho gestor que conduziu o clube antes do presidente Sérgio Santos Rodrigues.

No fim das contas, não houve a necessidade de envolver um ativo da base no pagamento por Sobis, já que a diretoria celeste chegou a um acordo com os mexicanos para o encerramento da ação na Fifa e quitou, em 10 de julho, mais de 90% do passivo estimado em R$ 17 milhões.

Tags: convocação Cruzeiro México interiormg futnacional Alejandro