Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Acesso antes do centenário? Cruzeiro precisará de 80% de aproveitamento para cumprir meta de dirigente

Superintendente de relações institucionais e gorvernamentais projetou que clube já terá garantido vaga na Série A em 2 de janeiro

postado em 04/09/2020 06:00 / atualizado em 04/09/2020 08:56

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro precisará melhorar muito para cumprir a meta e garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro antes de seu centenário, que será comemorado em 2 de janeiro de 2021. O objetivo foi traçado antes do início da competição pelo deputado estadual Leo Portela, superintendente de relações institucionais e governamentais do clube. 

Em 9 de julho, ele escreveu no Twitter: “Quando o Cruzeiro comemorar o centenário, já estaremos garantidos na Série A. Favoritem”, prometeu o parlamentar, que tem servido também de porta-voz do clube nas redes sociais. 


Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou as datas de todas as partidas da Série B, existem dois cenários possíveis para o Cruzeiro. O primeiro é que o jogo pela 32ª rodada seja disputado em 26 de dezembro, portanto a seis dias da data comemorativa para a Raposa.

Na 16ª colocação da Série B, com quatro pontos, o time celeste teria de somar mais 60 em 25 partidas possíveis. Isso representa um aproveitamento de 80%. Se o jogo pela 32ª rodada for marcado para 2 de janeiro, no entanto, o time celeste só terá 24 duelos antes de seu aniversário para marcar os 60 pontos, o que obriga um aproveitamento ainda melhor: 83,3%

Até aqui, o aproveitamento do Cruzeiro na Segunda Divisão é de 47,6%. Em sete jogos, o time de Enderson Moreira venceu três jogos, perdeu três e empatou um. Por uma punição aplicada pela Fifa, a equipe precisou pagar seis pontos no início da competição. 

Acessos mais rápidos


Até aqui, as equipes que conseguiram os acessos de forma mais rápida à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro foram o Corinthians, em 2008, a Portuguesa, em 2011, e o Palmeiras, em 2013. Os três se garantiram na Série A justamente na 32ª rodada do torneio nacional - a seis jogos do fim do torneio (o Timão atingiu 70 pontos em 32 partidas, a Lusa 67, e o Verdão 69). Para cumprir a meta feita por seu dirigente, o Cruzeiro precisará, no mínimo, igualar os paulistas.

Embora seja um número seguro, os 64 pontos somados na 32ª rodada da Série B não deverão garantir, matematicamente, uma equipe na Série A de 2021. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube que alcançar essa pontuação terá 99,7% de chance do acesso. Os 100% só são atingidos com 70 pontos somados.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional