Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Caso Willian': em carta, ex-dirigente do Zorya reforça versão do Cruzeiro em imbróglio

Presidente do clube celeste divulgou carta nas redes sociais nesta sexta

postado em 04/09/2020 17:15

(Foto: Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro)
Ex-CEO do Zorya, Sergey Rafailov enviou uma carta ao Cruzeiro reforçando que o Alik Football Management, da Estônia, é dono de um crédito do clube ucraniano. O dirigente deixou a equipe em maio. Presidente da Raposa, Sérgio Rodrigues compartilhou o documento, escrito em inglês, em seu Twitter, na tarde desta sexta-feira. Ele informou que a carta foi anexada ao processo na Fifa.

"Recebi a informação de que o Zorya informou à Fifa que não havia contratos, acordos ou relações comerciais com o Alik. Essa afirmação é completamente falsa”, escreveu Rafailov, que prometeu ajudar o Cruzeiro nos tribunais caso seja necessário.

O Cruzeiro acabou punido de forma preliminar pela Fifa por supostamente não ter chegado a um acordo com o Zorya nas negociações para o pagamento de uma dívida de 1,1 milhão de euros (cerca de R$ 7 milhões) pela contratação de Willian, em 2014. A Raposa, no entanto, alega que negociou com o Alik Football Management, que tinha um crédito junto aos ucranianos. Clique aqui para entender os detalhes do caso. 

(Foto: Reprodução)
“Sobre o caso do FC Zorya, recebemos uma carta assinada pelo ex-CEO do clube que saiu em Maio, confirmando o que havíamos dito sobre a cessão do crédito ao Alik e se dispondo a testemunhar em nosso favor na FIFA. Acabamos de juntar no processo!”, comemorou Sérgio Rodrigues nesta sexta. 

Diante da punição preliminar da Fifa, o Cruzeiro está impedido de registrar novos atletas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

A contratação de Willian

Willian chegou ao Cruzeiro por empréstimo em julho de 2013. À época, o clube que detinha seus direitos econômicos era o Metalist, da cidade de Carcóvia. Os ucranianos emprestaram o atacante como parte do pagamento pela contratação do meia Diego Souza.

Campeão brasileiro em 2013 e do Campeonato Mineiro de 2014, o Bigode teve a permanência na Toca da Raposa II acertada pelo ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares e o então diretor de futebol, Alexandre Mattos.

O Cruzeiro se comprometeu a pagar ao Metalist (posteriormente ao Zorya) 3,5 milhões de euros parcelados em sete vezes de 500 mil. No entanto, o acordo não foi cumprido de maneira integral, e a discussão caminhou para a Fifa.

Campeão também da Série A de 2014, Willian disputou 185 jogos e marcou 40 gols pelo Cruzeiro, no qual permaneceu até dezembro de 2016.

Em 2017, transferiu-se para o Palmeiras, onde atua desde então. Em 173 jogos, o atacante de 33 anos balançou a rede 45 vezes e ganhou dois títulos: Brasileiro 2018 e Paulistão 2020.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional