Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em despedida, Enderson pede que torcida abrace projeto de reestruturação do Cruzeiro

Técnico agradeceu à diretoria pela honestidade na condução dos trabalhos

postado em 08/09/2020 15:16 / atualizado em 08/09/2020 16:03

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)
O técnico Enderson Moreira divulgou na tarde desta terça-feira uma nota de despedida do Cruzeiro. Ele foi desligado do clube pela manhã, depois do empate por 1 a 1 com o CRB, nessa segunda, no Mineirão, pela oitava rodada da Série B. Com o tropeço em casa, o time completou cinco partidas sem vitória no campeonato (dois empates e três derrotas) e ficou na 16º colocação, com cinco pontos.

Na publicação, Enderson agradeceu aos responsáveis pelo departamento de futebol do Cruzeiro - presidente Sérgio Santos Rodrigues e os diretores Deivid, Ricardo Drubscky e André Argolo pela “completa transparência e honestidade na condução dos trabalhos”.

Em outro trecho do comunicado, citou a importância de “todos entenderem o momento de reestruturação pelo qual passa o Cruzeiro”, além de pedir aos torcedores para “abraçarem o projeto” de recolocar o clube na Série A com uma administração responsável.

Por fim, o treinador destacou a dedicação dos jogadores e funcionários da Raposa durante quase seis meses de trabalho, cumprimentou a imprensa pelo relacionamento respeitoso e desejou sorte ao profissional que assumirá o comando da equipe na sequência da Série B.

Íntegra da nota de Enderson Moreira


“Nesta manhã, tive uma reunião com toda a diretoria no Cruzeiro e ficou decidido pelo encerramento dos meus trabalhos no clube.

Queria agradecer ao conselho gestor, pelo convite e pela oportunidade que nos foi dada, ao presidente Sérgio Santos Rodrigues, ao diretor técnico, Deivid, ao diretor de futebol, Ricardo Drubscky, e ao executivo de esportes, André Argolo, pela completa transparência e honestidade na condução dos trabalhos.

Ressalto, na minha despedida, a importância de todos entenderem o momento de reestruturação que passa o Cruzeiro, muito mais profundo e delicado que os que estão de fora imaginam. O presidente tem tido uma conduta muito séria, uma postura muito firme para conduzir o clube por esse caminho difícil, mas é preciso que todos os torcedores abracem esse projeto, pois não será fácil.

Por fim, fica meu agradecimento ao grupo de jogadores, pela dedicação, aos demais funcionários do Cruzeiro e à imprensa. A todos que estiveram conosco nessa breve, mas intensa jornada, deixo meu muito obrigado e meu desejo de sucesso na sequência da temporada. Um forte abraço!

Enderson Moreira”

Enderson no Cruzeiro


(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Contratado pelo conselho gestor em 18 de março, três dias depois da saída de Adilson Batista, Enderson Moreira comandou a Raposa em 12 partidas. O retrospecto geral apontou seis vitórias, três empates e três derrotas, com 17 gols marcados e 12 sofridos. Antes, ele dirigiu o Ceará em dez confrontos (seis vitórias e quatro empates).

Ao aceitar a proposta do Cruzeiro, Enderson afirmou, à época, que era a realização de um sonho profissional conduzir o time principal. Há 13 anos, ele havia sido campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007, revelando atletas como o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e os atacantes Guilherme e Jonathas.

Enderson trouxe consigo o auxiliar técnico Luís Fernando Flores - ex-jogador do Cruzeiro entre 1990 e 1996 -, o treinador de goleiros Ailton Serafim e o preparador físico Edy Carlos. Por causa do ápice da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os três viajaram mais de 2.100 quilômetros de carro de Fortaleza a Belo Horizonte.

Na Toca, o treinador reencontrou o diretor de futebol Ricardo Drubscky, de quem é amigo há mais de 30 anos. A expectativa é que os dois pudessem repetir, no clube celeste, a dobradinha de sucesso alcançada no América, em 2017, com o título da Série B do Campeonato Brasileiro.

O começo até que foi promissor, com seis vitórias consecutivas - duas no Mineiro, uma no Troféu Inconfidência e três na Série B. O próprio Enderson admitiu que não esperava um início tão bom na segunda divisão nacional, visto que o clube lutaria, num primeiro momento, para se afastar da zona de rebaixamento, em razão da perda de seis pontos aplicada pela Fifa - dívida de mais de R$ 5 milhões com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016.

Contudo, o Cruzeiro não conseguiu ser tão superior aos adversários mesmo nas vitórias. E a partir da primeira derrota - para a Chapecoense, por 1 a 0, no Mineirão, em 30 de agosto -, os resultados entraram em decadência, com direito críticas públicas de Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH e conselheiro nato do clube, após o revés por 2 a 1 para o América, no Gigante da Pampulha.

Sérgio Santos Rodrigues chegou a dar voto de confiança ao Enderson Moreira, mas a incerteza de quando a tão prometida evolução chegará pesou na troca de técnico. Passadas oito rodadas, o Cruzeiro está muito distante do quarto colocado, Cuiabá, que soma 14 pontos, e do líder, Paraná, com 17. O time enfrentará o Vitória na sexta-feira, às 21h30, no Mineirão, e provavelmente será orientado por Rogério Micale, treinador do sub-20.

Tags: torcida projeto Cruzeiro serieb interiormg futnacional Enderson Moreira mercadobola