Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Rafinha relata 'empolgação' de Giovanni, que está perto do Cruzeiro, e analisa: '10 clássico'

Os dois foram companheiros em campo vestindo a camisa do Coritiba

postado em 24/09/2020 06:00

(Foto: Reprodução)
Ex-jogador do Cruzeiro, o meia-atacante Rafinha relatou a conversa que teve com Giovanni, meio-campista que está perto de um acordo com a Raposa. Nos últimos 18 meses, eles atuaram juntos pelo Coritiba. Ao Superesportes, o atleta que defendeu a camisa celeste entre julho de 2017 e maio de 2019, revelou a “empolgação” do agora ex-companheiro. 

“Conversamos e passei para ele (Giovanni) sobre a estrutura, que é uma das melhores do Brasil, uma das melhores estruturas que tive em clubes brasileiros. O ambiente eu não posso dizer porque não estou vivendo hoje, mas acredito que não seja o mesmo da época que passei. Ele mesmo vai ter que vivenciar isso caso a negociação se concretize. Mas a estrutura, a grandeza do clube, a torcida, isso eu passei para ele. Ele está bastante empolgado com o desafio”, disse.

Rafinha disputou 120 jogos com a camisa do Cruzeiro. Ele levantou dois troféus do Campeonato Mineiro, em 2018 e 2019, além de ter participado das duas campanhas vitoriosas na Copa do Brasil, em 2017 e 2018. O jogador rescindiu seu contrato com a Raposa em maio de 2019 para retornar ao Coritiba, clube do qual se tornou ídolo na primeira passagem, entre 2010 e 2013.

Questionado sobre as características de Giovanni, Rafinha afirmou que considera o meio-campista um “camisa 10 clássico”, que participa ativamente da criação das jogadas. Sob o comando de Ney Franco no Goiás, em 2018, porém, o provável reforço do Cruzeiro atuou mais como segundo volante, participando da transição das jogadas. 

“Eu gosto mais do Giovanni como um 10. Ele jogou alguns jogos ano passado mais recuado, buscando mais a bola na defesa, tem um bom lançamento também. Mas eu, particularmente, gosto mais dele do meio para frente. Ele finaliza muito bem, acha os atacantes naquele último passe. O futebol brasileiro falta jogador desse tipo. Eu acho que ele pode render muito mais como 10”, avaliou. 

No início de 2020, Giovanni sofreu lesão no tendão direito durante um treinamento no Coxa e precisou passar por cirurgia. A recuperação completa durou cerca de oito meses. O retorno aos jogos oficiais aconteceu em 6 de setembro, no revés para o Atlético por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba, pela oitava rodada do Brasileirão. Ele entrou aos 38min do segundo tempo. Rafinha alertou que o jogador precisará recuperar ritmo.

“Ele vem de algumas lesões, então precisa de um tempo também para se recuperar. Depois da lesão grave que sofreu no início do ano, ele não conseguiu ter uma sequência de jogos, mas acho que, com tempo de jogo, sequência de jogos quando ele tiver, vai ajudar muito o Cruzeiro a voltar para onde nunca deveria ter saído, que é a Primeira Divisão”, finalizou.

Giovanni Piccolomo, de 26 anos, foi peça importante no Goiás treinado por Ney Franco em 2018. Na Série B, ele marcou cinco gols em 33 jogos, além de contribuir com nove assistências. O time subiu à elite nacional em quarto lugar, com 60 pontos.

Em janeiro de 2019, o Coritiba anunciou Giovanni para ser o camisa 10. Na temporada, ele participou de 42 jogos oficiais e marcou quatro gols. Na Série B, obteve o segundo acesso consecutivo ao integrar o elenco terceiro colocado, com 66 pontos. 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional seriea coritibapr mercadobola