Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro inicia semana sob expectativa de convocação da Assembleia para votar novo Estatuto

Nova redação do documento deve ficar pronta até o fim desta semana

postado em 05/10/2020 06:00

(Foto: Igor Sales/Cruzeiro)
Depois de ultrapassar 20 dias da previsão inicial para convocação da Assembleia Geral, a mesa diretora do Conselho Deliberativo espera divulgar o edital até o fim desta semana. O objetivo do encontro é votar as mudanças do Estatuto do Cruzeiro. 

A nova projeção foi feita pelo presidente do órgão, Paulo Pedrosa, que se recuperou recentemente da COVID-19. Ele aguarda o fim dos trabalhos da comissão formada em meados de junho para divulgar a redação reformulada do Estatuto. O documento será enviado aos conselheiros tão logo fique pronto e será debatido antes da Assembleia Geral.

“(Estamos) Somente aguardando a comissão, que deverá entregar o documento final aos membros da mesa diretora do Conselho Deliberativo nesta semana. Espero marcar a Assembleia até o fim desta semana”, projetou Pedrosa em contato com a reportagem.

“Não foi minha COVID-19 que atrasou as coisas. A reforma estatutária não é fácil. É uma egrégia comissão, de juristas, magistrados e advogados. O Cruzeiro não está brincando com isso. Esta semana esperamos receber a documentação. Está indo tudo bem, graças a Deus”, complementou o presidente do Conselho. 

A Assembleia Geral é um dos cinco órgãos do Cruzeiro e responsável por definir qualquer mudança no Estatuto. As alterações podem ser feitas com maioria simples dos votos. Além dos conselheiros beneméritos, natos e efetivos, participam do grupo os suplentes e os associados do clube. Os votos têm pesos diferentes (beneméritos: seis por um; natos: cinco por um; efetivos: quatro por um; suplentes: dois por um; associados: um por um). 

De acordo com o atual Estatuto, a convocação é uma atribuição do presidente do clube. No entanto, o presidente do Conselho Deliberativo também pode fazê-la. O edital precisa ser publicado em três jornais de grande circulação e com antecedência mínima de 15 dias. Ou seja, se Pedrosa realizar a convocação até o fim desta semana, o encontro poderá acontecer ainda no mês de outubro.

Nesta quarta-feira, Sérgio Santos Rodrigues será conduzido para o início de um novo mandato na presidência do Cruzeiro. O clube passará por eleições, mas o atual mandatário não terá concorrentes, o que o garante no cargo pelos próximos três anos (2021-2023). 

Ainda em 2020, o Cruzeiro terá eleições para a mesa diretora do Conselho Deliberativo. A tendência é que a reunião aconteça na primeira quinzena de novembro. Ainda há previsão de pleitos para definição de conselheiros natos e uma nova chapa de Conselho Deliberativo. 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Paulo Pedrosa Estatuto