Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro aponta 'ato de indisciplina gravíssimo' e afasta seis jogadores da equipe sub-20

Em nota, clube não deu detalhes sobre episódio que teria ocorrido em Chapecó

postado em 07/11/2020 17:09 / atualizado em 07/11/2020 19:05

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Por meio de nota, divulgada na tarde deste sábado, o Cruzeiro informou o afastamento de seis jogadores da equipe sub-20 por, segundo o clube, ‘ato de indisciplina gravíssimo’. São eles o zagueiro Gustavo Medina, o lateral-direito Israel, os volantes Pedro Bicalho e Guilherme Liberato, o meia Choco e o atacante Alexandre Jesus.

Sem dar mais detalhes, o Cruzeiro informou que o “gravíssimo ato de indisciplina” aconteceu na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, após a derrota da equipe por 2 a 0 para a Chapecoense, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado em 4 de novembro.

No Twitter, também sem dar detalhes, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, afirmou que o clube não irá “aliviar para mal comportamento”. “Tomamos uma atitude que pode ser controversa para muitos, para nós não. Abrimos mão de cinco titulares do time sub-20 do Cruzeiro em razão de gravíssima indisciplina praticada contra a instituição, após uma derrota, o que é ainda mais agravante”, disse.

Felipão ontem falou muito bem: tem que amar as 5 estrelas pra vestir a camisa. Quem não entende essa oportunidade, não pode estar aqui. E fica o recado e o exemplo. Não vamos aliviar pra mal comportamento. RESPEITEM AS CINCO ESTRELAS!!!”, complementou.

Guilherme Liberato, Alexandre Jesus e Israel, de acordo com o Cruzeiro, “já receberam advertências e foram punidos”. Por terem contratos mais longos com o clube, eles foram afastados até que alguma decisão seja tomada pela diretoria da Raposa.

Emprestados ao Cruzeiro, Choco e Gustavo Medina serão devolvidos aos clubes de origem. O primeiro retornará ao Alverca, de Portugal, enquanto o segundo seguirá para a Ferroviária, do interior de São Paulo. Pedro Bicalho, que negociava a ampliação do vínculo, não terá o contrato renovado e foi liberado.

Procurado, o estafe do atacante Alexandre Jesus preferiu não comentar. Empresário de Pedro Bicalho e Choco, Bruno Vicintin, ex-vice de futebol do Cruzeiro, afirmou que a exposição feita pelo clube no caso foi desnecessária. Veja a nota publicada nas redes sociais.

"Fui informado na sexta-feira (06/11), de um ato de indisciplina de 6 atletas do sub-20 do Cruzeiro Esporte Clube, dois desses jogadores são agenciados pela Dunkirk.

Um Clube gigante como o Cruzeiro tem a obrigação de prezar pela disciplina e por valores, fui dirigente do Cruzeiro e sempre me manti dentro dos mesmos princípios, dos quais jamais podemos abrir mão. Porém acredito que a exposição que isso gera não é positiva para o Clube e para os atletas, que devem sofrer punições sim, mas esse fato deveria ser tratado internamente e sem uma exposição pública.

Respeito a decisão do Cruzeiro e de seus dirigentes, todavia o que vejo na internet, um tribunal de execução, muitas vezes injusto, é uma série de desdobramentos lamentáveis que não retratam o ocorrido, que é grave sim, porém está sendo potencializado e aumentado no que de fato aconteceu e que pode até prejudicar a sequência da carreira destes jovens envolvidos no episódio.

O fato ocorrido de mulheres no hotel em Chapecó está completamente fora de algo minimamente aceitável, porém quando me deparei com situação parecida e até bem piores, quando dirigente, tomei todas as decisões necessárias para o caso, o atleta foi punido, o que evitei foi a exposição do Clube e do jogador, evitando o desgaste que essa situação gera.

Quero agradecer a oportunidade para os dois atletas representados por minha empresa e dizer que na próxima segunda-feira, irei providenciar a rescisão do atleta Bicalho e o Choco, como jogador emprestado pelo Alverca de Portugal, será devolvido e assim encerramos o assunto e os garotos seguem sua carreira. Bruno Vicintin (sic)".

A reportagem ainda busca contato com os empresários dos outros atletas envolvidos no episódio.





Leia, na íntegra, a nota divulgada pelo Cruzeiro:

A nova gestão do Cruzeiro Esporte Clube entende que a recuperação da imagem e credibilidade da instituição passa não apenas pelo profissionalismo e disciplina, mas diretamente pela construção de novos valores. Em alguns casos, os valores, inclusive, necessitam ter o mesmo peso da performance apresentada pelos profissionais que hoje defendem as cores do Clube dentro e fora de campo.

Baseando-se nesses pilares, o Cruzeiro, que tem em sua Missão o objetivo de impactar positivamente a trajetória das pessoas e promover transformação social, informa que seis atletas da categoria Sub-20 se envolveram em um gravíssimo ato de indisciplina na cidade de Chapecó-SC, logo após a derrota sofrida para a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira, 4 de novembro de 2020.

Os jogadores em questão são: Pedro Bicalho, Guilherme Liberato, Alexandre Jesus, Israel, Choco e Gustavo Medina.

Guilherme Liberato, Alexandre Jesus e Israel já receberam advertências e foram punidos. Por possuírem vínculos mais extensos, os três atletas estão afastados até que a diretoria defina quais as demais providências serão tomadas.

Choco e Gustavo Medina, que possuíam contratos de empréstimos, serão devolvidos ao Alverca e à Ferroviária, seus respectivos clubes.

Pedro Bicalho, ex-capitão da equipe, que tinha a responsabilidade de ser uma referência positiva para os seus companheiros de elenco dentro e fora de campo, passava por um processo de renovação de contrato com o Cruzeiro. No entanto, devido à relevância extremamente negativa do ato ocorrido, e se baseando nas premissas citadas no início do texto, o Clube resolveu dar fim às tratativas de renovação e liberar o atleta para seguir sua carreira.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional