Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro: Felipão diz que Giovanni ainda não suporta 90 minutos

Técnico elogia qualidade técnica de meio-campista, mas ressalta que precisa colocá-lo por etapas na equipe

postado em 16/12/2020 06:00 / atualizado em 16/12/2020 09:53

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Giovanni entrou com muita disposição no segundo tempo do jogo entre Cruzeiro e CSA, nessa terça-feira, no Independência, pela 29ª rodada da Série B. De seu pé direito saiu a finalização que originou o gol de Rafael Sobis, num lance em que Matheus Mendes, camisa 1 adversário, deu rebote. O meia ainda colaborou com passes e assistências, porém perdeu fôlego no decorrer da etapa complementar e não conseguiu ajudar o time a virar. De acordo com o técnico Luiz Felipe Scolari, a condição física do atleta ainda está aquém da ideal para que ele suporte os 90 minutos dentro de campo. Por isso, o ritmo será adquirido de forma gradativa.

“Ele vai entrando. Vocês podem notar que nos últimos 15 minutos ele abafou e ficou um pouco mais sem condições de jogar. São os primeiros 45 minutos dele depois de quase um ano (de inatividade). Então a gente tem que ir por etapas com o Giovanni entrando 15, 20, 45, 60 (minutos) para que a gente possa realmente vê-lo em condições de atuar por mais tempo que a gente tem dado até agora.  É ver se ele repete as atuações que tem feito até agora por 30 ou 45 minutos. Futuramente, vamos ter possibilidade de dar a ele oportunidades maiores”, disse.

Antes de o Cruzeiro contratá-lo, Giovanni pertencia ao Coritiba, pelo qual ficou quase um ano parado por causa de lesão no tendão de Aquiles do pé direito. Ao chegar à Toca da Raposa II, no fim de setembro, esperou por mais de um mês para ser regularizado em razão de uma pendência do clube na Fifa. Depois, precisou trabalhar para reduzir o percentual de gordura, já que estava com sete quilos acima do peso. Agora, ao que parece, deve ganhar sequência com Felipão, seja como suplente ou substituído no princípio da etapa final.

“Ele tem condições de jogar 45, e agora vamos ver se uns 60 em outro dia. Mas ele não consegue 90 ainda. Vai gastando as energias e diminuindo o ritmo. E diminuir o ritmo não adianta nada. É preciso ter aquela volúpia, aquela vontade, aquela dedicação que ele tem nos primeiros 10, 20, 30 no mínimo por 60 ou 70 minutos. Aos poucos vai adquirindo, pois ele não joga há um ano praticamente”, declarou o treinador.

Revelado no Corinthians e com passagens por Ponte Preta, Portuguesa, Athletico-PR e outros clubes, Giovanni viveu a melhor temporada da carreira em 2018, no Goiás, pelo qual marcou sete gols em 54 partidas. Na Série B daquele ano, em que o time esmeraldino alcançou a quarta posição (60 pontos), o meia anotou cinco tentos e deu nove assistências em 33 jogos.

No Cruzeiro, com o qual assinou contrato até dezembro de 2021, Giovanni tenta aprimorar cada vez mais o condicionamento físico para suprir a carência na armação. Nos compromissos recentes da equipe na Série B, Scolari recorreu ao volante Filipe Machado para uma posição mais ofensiva, visto que Régis, o camisa 10 do elenco, vinha de seguidas atuações sem destaque.

As alternativas que Felipão tenta encontrar é para manter o Cruzeiro forte ofensivamente e em condições de brigar pelo acesso à primeira divisão. O empate por 1 a 1 com o CSA fez o time atingir 39 pontos, sete a menos que o quarto colocado Juventude. Na sexta-feira, às 20h15, a Raposa mede forças com o Avaí (7º, com 43), no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 30ª rodada. Dos nove duelos restantes, o time precisa vencer oito para somar 63 pontos e retornar à Série A.

Tags: Felipão Cruzeiro Giovanni serieb interiormg futnacional