Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Diretor diz como Cruzeiro trabalhará equilíbrio entre jovens e experientes

Mazzuco tem histórico de aposta em veteranos nos dois últimos trabalhos

postado em 11/01/2021 10:10 / atualizado em 11/01/2021 10:34

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Apresentado na última semana como novo diretor de futebol, André Mazzuco entende que o Cruzeiro precisa encontrar equilíbrio entre atletas jovens e experientes na formação do elenco. Com histórico de apostar em veteranos, especialmente em seus dois últimos trabalhos (Paraná e Vasco), o executivo comentou sobre esse objetivo.

“(...) O que eu vejo é assim: obviamente a juventude é importante e necessária, é um processo de transição no clube. Mas nós temos responsabilidades no campeonato que, dependendo do momento do clube, requerem equilíbrio com experiência. É aquela velha máxima: nem tanto, nem pouco. Precisamos trazer o equilíbrio”, disse.


Em entrevistas recentes, Luiz Felipe Scolari destacou a necessidade de o Cruzeiro se reforçar - e com nomes experientes. O técnico criticou o planejamento inicial do clube para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. "Não sai da Série B só com camisa, sai com jogadores. Não sai só com meninos", disse. “Não pode ter 12 juniores", completou Felipão.

Para Mazzuco, o Cruzeiro precisará buscar certa tranquilidade para que os jovens de seus elenco consigam desenvolver o melhor futebol. O diretor, que começou a carreira como preparador físico nas categorias de base do Paraná, analisou que essa é uma questão de “responsabilidade”.

“Precisamos entender qual forma vamos atuar, dentro das nossas limitações, e como podemos trazer mais equilíbrio ao clube para que possa performar de maneira mais adequada. Os jovens são importantes, mas ao mesmo tempo precisam de jogadores próximos a eles que sejam referências. É uma questão de responsabilidade, pois o jovem ainda não passou por tanta experiência em momentos de crise e pressão. Temos que ter tranquilidade para utilizar os meninos, que vão ser importantes para o aspecto técnico e financeiro, mas, naturalmente, temos de equilibrar o grupo”, opinou o executivo.

Após a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, na última sexta-feira, Luiz Felipe Scolari projetou uma reunião com Mazzuco. Ele espera receber “segurança maior” do novo chefe do departamento de futebol da Raposa. Embora não tenha confirmado a permanência na Toca II para a próxima temporada, o comandante afirmou que pedirá até cinco reforços para a sequência do trabalho. 

No atual elenco, o Cruzeiro tem 13 jogadores com menos de 23 anos. São eles o goleiro Vitor Eudes, os laterais Rafael Luiz e Matheus Pereira; os zagueiros Cacá e Paulo; os volantes Adriano e Jadsom Silva; os meias Claudinho e Marco Antônio, além dos atacantes Airton, Thiago, Stênio e Welinton.

A base do time titular, por outro lado, é formada por atletas experientes, casos de Fábio, Manoel, Rafael Sobis, Giovanni e William Pottker.