Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro conta com conhecimento de Conceição para neutralizar América

Técnico foi o responsável por indicar vários nomes do elenco do Coelho

postado em 01/05/2021 07:00 / atualizado em 01/05/2021 09:18

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro conta com o conhecimento do técnico Felipe Conceição para neutralizar as ações ofensivas do América no clássico deste domingo, às 16h, no Mineirão, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O time celeste precisa de um bom resultado para inverter a vantagem do adversário, que joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols em razão da campanha superior na primeira fase. O confronto de volta será na semana seguinte (9/5), às 16h, no Independência.


Conceição foi técnico do América entre julho de 2019 e janeiro de 2020. Em 31 jogos, obteve 64,5% de aproveitamento, com 17 vitórias, nove empates e cinco reveses. Foram 39 gols marcados e 22 sofridos. Na Série B, o comandante tirou o time da zona de rebaixamento, na 10ª rodada (20º, com seis pontos), e por pouco não conquistou o acesso - ficou em 5º, com 61 pontos, um a menos que o 4º colocado Atlético-GO.

Titulares do time alviverde evoluíram sob as orientações de Felipe, como o capitão Juninho, que se tornou peça importante no apoio ao ataque e na recomposição defensiva, a ponto de ser chamado pelos torcedores de “Kanté americano”, em alusão ao meio-campista do Chelsea e da Seleção da França. Na Série B 2019, o camisa 8 esteve em campo nas 38 rodadas, foi substituído apenas quatro vezes e anotou cinco gols.

Se Juninho carregava o status de ídolo do Coelho, Diego Ferreira ainda precisava se firmar. E Felipe Conceição ajudou o ex-lateral-direito de Botafogo e Athletico-PR lhe dando sequência tanto em sua posição de origem como uma espécie de ponta. Embora não seja unanimidade na torcida, o atleta teve o contrato renovado duas vezes pela diretoria e é utilizado por Lisca. Há dois anos no clube, marcou três gols em 67 partidas.

Já o zagueiro Ricardo Silva, de volta ao Lanna Drumond em 2021 após vestir as camisas de Ituano-SP e Operário-PR em 2020, destacou-se nas jogadas de bola aérea e marcou cinco gols em 29 partidas na Série B 2019. Conceição ainda indicou alguns reforços à direção alviverde, e dois deles se consolidaram na formação principal: o meia Alê e o atacante Rodolfo, ambos oriundos do Cuiabá.

Alê é um armador com facilidade na proteção da bola e nos passes longos. A calma na tomada de decisões e o estilo refinado lhe renderam elogios do técnico Jorge Sampaoli, ex-Atlético. Só que a eficácia na construção não aparece tanto nas definições, já que o camisa 11 marcou apenas cinco gols em 68 partidas. Diferentemente de Rodolfo, escalado como centroavante por Conceição na pré-temporada de 2020 e mantido na função por Lisca. Em quase um ano e meio de clube, balançou a rede 22 vezes em 65 jogos.


Cenário diferente


O clássico da fase classificatória do Mineiro, em 21 de março, terminou com vitória do América por 1 a 0, no Independência. O zagueiro Joseph, improvisado na lateral direita, marcou o único gol da partida, aos 34 minutos da etapa inicial - ele estava em posição de impedimento no lance. Para os jogadores do Cruzeiro, o cenário das semifinais tem tudo para ser diferente.

“É diferente da primeira fase pelo fato de serem dois jogos. Vai ser um clássico, um grande jogo para nós jogadores e um grande espetáculo para quem for assistir, não tenha dúvidas disso. É um jogo diferente, mas temos que impor o que estamos mostrando nos últimos jogos para que venham o resultado positivo e a classificação à final”, opinou o zagueiro Ramon.

“Já faz um mês que teve aquele jogo. Ainda estava naquela fase em que o professor conhecia o grupo e passava o estilo de jogo dele. A gente ainda estava entendendo o trabalho. Acredito que hoje estamos mais preparados e evoluímos bastante como equipe. Já entendemos melhor a forma de o professor trabalhar, então acredito que essa é a diferença do jogo passado para esse jogo”, complementou o volante Matheus Barbosa.

Depois do revés para o América, o Cruzeiro melhorou de rendimento e emplacou sequência de cinco vitórias, um empate e uma derrota em sete partidas. Destaque para o 1 a 0 sobre o Atlético, no Mineirão, pela 9ª rodada do Mineiro; o 4 a 0 diante do Patrocinense, também no Mineirão, pela 11ª rodada; e o 1 a 0 em cima do América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, pela 2ª fase da Copa do Brasil.

Em meio a vários testes no começo da temporada 2021, Conceição encontrou uma equipe-base com Fábio; Cáceres, Weverton, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Matheus Barbosa e Rômulo; Bruno José, Airton e Rafael Sobis. No banco de reservas há jogadores outrora titulares, casos do zagueiro Eduardo Brock, do lateral Alan Ruschel, do volante Jadson, do meia Marcinho e dos atacantes Felipe Augusto, William Pottker e Marcelo Moreno.

Tags: Cruzeiro americamg interiormg futnacional Felipe Conceição