2

Luxa relembra título da Série B em conversa com jogadores do Cruzeiro

Técnico conquistou a segunda divisão de 1989 pelo Bragantino

06/08/2021 08:00 / atualizado em 06/08/2021 00:46
compartilhe
Cruzeiro divulgou vídeo de conversa de Luxemburgo com o grupo
foto: Reprodução/YouTube/Cruzeiro

Cruzeiro divulgou vídeo de conversa de Luxemburgo com o grupo

Na primeira conversa com os jogadores do Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo relembrou que a Série B faz parte de sua carreira, pois conquistou o título da competição em 1989 pelo Bragantino com uma campanha de 14 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 20 partidas. O Massa Bruta liderou o Grupo J e levou a melhor em cinco mata-matas, contando a final contra o São José-SP.


“O Cruzeiro está momentaneamente numa situação que não é a do Cruzeiro. Eu sei para onde vim. Eu não vim para o Cruzeiro jogar a primeira divisão. E vim para o Cruzeiro grande, com a camisa pesada pra caralho, disputar a segunda divisão. Eu fui campeão da segunda divisão. Uma das minhas primeiras conquistas foi ser campeão brasileiro da segunda divisão com o Bragantino. Não é uma novidade, já conheço”.

Luxa disse aos atletas que a Série B de 1989 foi o pontapé para outros grandes feitos no futebol, como as cinco conquistas do Campeonato Brasileiro por Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).

“Fiz com que a minha primeira passagem pela segunda divisão me conduzisse a grandes conquistas que tive na carreira. O início foi na segunda divisão. A sequência depende de cada um de nós”.

Com uma maneira peculiar de se expressar, o técnico frisou que o Cruzeiro não irá a lugar algum na Série B caso se apoie exclusivamente na parte técnica. No entendimento dele, trata-se de uma competição de muita “porrada, determinação e sacrifício”.


“Se jogar achando que vai jogar só com a porra da técnica, bonitinho, pra lá e pra cá, não vai a lugar nenhum. Vai ter que ter colhão, determinação, porrada o tempo todo, dividida o tempo todo, saber o que estamos fazendo aqui. Tem que trabalhar pra caralho! Tem que trabalhar muito, sacrificar muito, empenhar muito para conseguir o objetivo”.

Na 18ª posição da Série B, com 13 pontos, a Raposa enfrentará o Brusque - 6º, com 24 - às 11h de sábado, no estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC, pela 16ª rodada. Apesar do cenário atual ser de luta para não descer à Série C, Luxemburgo motivou os atletas a sonharem com o acesso.

“Essa posição que está hoje para vocês, não sintam cobrança, sintam que incomoda. Ninguém nasceu para estar no Cruzeiro nessa situação. Essa coisa incomoda, e nós temos que sair bem rápido dela objetivando a parte de cima da tabela e buscando uma coisa bonita pela frente”.

Cruzeiro: Luxemburgo comanda o primeiro treino nesta quinta


Compartilhe