2

Negócio fechado! Cruzeiro anuncia técnico uruguaio Paulo Pezzolano

Treinador de 38 anos esteve por último no Pachuca, do México, e desembarcou em Belo Horizonte na noite desta segunda-feira

03/01/2022 20:20 / atualizado em 03/01/2022 20:33
compartilhe
Paulo Pezzolano foi anunciado como novo técnico do Cruzeiro
foto: Reprodução/Cruzeiro

Paulo Pezzolano foi anunciado como novo técnico do Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira, a contratação do técnico Paulo Pezzolano, de 38 anos. Ex-atleta, o comandante uruguaio esteve por último no Pachuca, do México, e foi o escolhido para a vaga deixada por Vanderlei Luxemburgo no último dia 28.

De acordo com a nota divulgada pela Raposa, Pezzolano assinou contrato por uma temporada. Ao lado dele, chegam à Toca da Raposa II o auxiliar-técnico Martín Varini, o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini. Uma entrevista coletiva será marcada para os próximos dias.

A escolha do nome foi feita pela equipe de Ronaldo, capitaneada pelo também ex-jogador Paulo André, com quem Pezzolano atuou no Athletico-PR entre 2005 e 2006. Vale lembrar que o Fenômeno comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e já tem controle sobre o futebol celeste. 

De acordo com Transfermarkt, Pezzolano comandou o Pachuca em 72 jogos, com 24 vitórias, 23 empates e 25 derrotas (aproveitamento de 44% dos pontos disputados). O uruguaio esteve no comando da equipe mexicana em três temporadas não completas.


Como jogador de futebol, Pezzolano atuou na função de meio-campista no Mallorca, da Espanha; no Hangzhou Greentown, da China; no Necaxa, do México; no Athletico-PR; e em clubes uruguaios, como Rentistas, Defensor Sporting, Peñarol, Liverpool de Montevidéu e Torque. 

Pezzolano tem exatamente o estilo de jogo que agrada a Ronaldo. Em novembro de 2021, durante participação no podcast The Pitch Invaders, do Footure, o novo técnico do Cruzeiro explicou o que acredita sobre conceitos de futebol. 

"Todo time ataca e defende. Temos diferentes perspectivas do jogo. Eu gosto de defender com a bola, eu gosto de sempre ter a bola, ser muito ofensivo, propor muito o jogo. Eu acho que os jogadores vão crescer muito mais assim. O time vai vender mais jogadores, o jogador gosta muito mais de jogar assim, a torcida gosta muito mais, a direção gosta muito mais de um time protagonista", explicou o treinador uruguaio.

Pezzolano é o 10º treinador do Cruzeiro em pouco menos de dois anos e meio. Desde a saída de Mano Menezes, em agosto de 2019, já comandaram a Raposa os técnicos Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Luiz Felipe Scolari, Felipe Conceição, Mozart e, por último, Vanderlei Luxemburgo. 

Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022



Compartilhe