2

Cruzeiro: Ronaldo será cidadão honorário de Minas

Acionista majoritário do Cruzeiro, ex-jogador teve reconhecimento da Assembleia de Minas pela carreira como atleta e administração do clube

21/06/2022 12:22 / atualizado em 21/06/2022 14:06
compartilhe

Leia mais no site: https://mg.superesportes.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com

#Cruzeiro #RonaldoFenômeno #ALMG #Superesportes" />
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na tarde desta terça-feira a concessão do título de cidadão honorário a Ronaldo, ex-jogador de futebol e dono de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro.

A matéria é de autoria do deputado estadual Professor Cleiton (PV). Ela foi aprovada em reunião extraordinária iniciada de manhã, com 46 votos favoráveis e nenhum contrário - houve três votos em branco, de Laura Serrano (Novo), Guilherme da Cunha (Novo) e Bartô do Novo (PL).

"Não que a gente está contra essas pessoas, essas cidades. Mas sim que porque acho eu acho que a Casa não deve ser discussão para esse tipo de coisa. A gente tem várias discussões importantes, hoje mesmo são vários projetos importantes que estão sendo votados. Aí para a gente, a impressão que fica é fazendo gracinha com dinheiro público de colocar essas questões aqui na Casa (...) Mesmo sendo uma pessoa que foi ídolo meu quando era pequeno, eu ainda acho que não deve ser esse tipo de papel que a Casa tem que ter", disse o deputado estadual Bartô.
 
"Na última quinta-feira, estive no Mineirão acompanhando o jogo do Cruzeiro com a Ponte Preta. E ali, como todo jogo de futebol, eu não via simplesmente calor da torcida, presença de milhares de torcedores que lotavam o principal estádio de Minas Gerais para verem um jogo de futebol, não é simplesmente um jog de futebol. Estamos falando de alguém que tem uma história de superação, uma história de vida que é uma história exemplar para tantas e tantos jovens nesse Brasil afora", começou a dizer Professor Cleiton.

"E quis a providência que muito tempo depois, ele, que conseguiu vencer na vida através do futebol, retornasse a Minas Gerais para se transformar literalmente no salvador da pátria. Nós estamos falando de alguém que salvou uma das principais instituições mineiras", complementou, em referência à compra das ações do Cruzeiro. "O gasto é uma placa. Se for esse o problema, eu pago por essa placa", também disse o parlamentar.
 
Ronaldo no Mineirão durante Cruzeiro 2 x 0 Ponte Preta, na última quinta-feira
foto: Staff Images/Cruzeiro

Ronaldo no Mineirão durante Cruzeiro 2 x 0 Ponte Preta, na última quinta-feira

Presidente do América e parlamentar mineiro, Alencar da Silveira Jr (PDT) também se manifestou de forma favorável. "Gostaria também de colocar meu voto favorável ao empresário Ronaldo, ao ex-atleta Ronaldo, e o reconhecimento, reconhecimento da torcida do Cruzeiro por tudo que o Ronaldo vem fazendo a esses torcedores. Nós torcedores, nós amantes de futebol de todas as agremiações, Cruzeiro, os times de Belo Horizonte, Cruzeiro, Atlético, e o melhor time de Minas sem dúvida nenhuma que é o América, nós temos sim que conceder, como já concedemos título de cidadãos aqui em Minas Gerais de torcedores do América, do Cruzeiro. E não é justo não conceder ao empresário Ronaldo, que está salvando o Cruzeiro dessa má fase que se encontra nesses três anos".

O projeto


Por se tratar de um projeto de resolução, o texto não passa por análise para sanção ou veto por parte do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O projeto relativo a Ronaldo, ex-jogador de Cruzeiro, PSV Eindhoven-HOL, Barcelona-ESP, Inter de Milão-ITA, Real Madrid-ESP, Milan-ITA e Corinthians, além da Seleção Brasileira, foi protocolado no fim de 2021.

Agora, resta definir uma data de entrega da honraria ao hoje empresário. A cerimônia deve ser realizada de forma presencial.

A última "leva" de reconhecimentos de cidadãos honorários por parte da ALMG se deu em setembro de 2021. Na ocasião, o canoísta Isaquias Queiroz foi um dos reconhecidos. Ele é multimedalhista olímpico e atual campeão na canoagem sprint categoria C1 1000m.

Compartilhe