2

Meia do Inter surgiu no Cruzeiro e foi trocado por atacante de poucos gols

Internacional e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (1), às 21h, no Estádio Beira-Rio, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

01/07/2023 05:00 / atualizado em 01/07/2023 00:13
compartilhe

Maurício tem se destacado na atual temporada pelo Internacional; jogador marcou no último jogo da equipe
foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Maurício tem se destacado na atual temporada pelo Internacional; jogador marcou no último jogo da equipe

 

A partida entre Internacional e Cruzeiro, que acontece neste sábado (1), às 21h, no Estádio Beira-Rio, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, será marcada por reencontros.
 

Mano Menezes irá rever o Cruzeiro, que comandou por 235 jogos; D'Alessandro retornará a Porto Alegre, onde é ídolo; e o jovem meia Mauricio, de 22 anos, enfrentará pela primeira vez o clube que o projetou para o futebol nacional.
 
Mauricio surgiu nas categorias de base do Desportivo Brasil e em 2018, quando tinha 17 anos, foi contratado para o time sub-17 do Cruzeiro. Na base celeste, o jogador se destacou sendo promovido ao time principal no ano seguinte, em 2019.

Após a queda do Cruzeiro para a segunda divisão, diversos medalhões deixaram a equipe e Mauricio passou a exercer um papel de maior importância no time. Em 2020, o jogador atuou em 32 partidas pela Raposa, marcando cinco gols e dando três assistências.

Trocado por William Pottker


Assim como todo o time do Cruzeiro, Mauricio oscilou bastante durante a primeira parte da Série B 2020 e isso fez com que o clube celeste entendesse que a equipe precisava de mais experiência para buscar o acesso naquele ano.
 
 

Mauricio então foi envolvido numa troca pelo atacante William Pottker, que vivia má fase no Internacional.

Inicialmente, o Cruzeiro manteria 40% dos 60% que detinha dos direitos econômicos de Mauricio. Além disso, o Internacional se comprometeu a arcar com os vencimentos de William Pottker até maio de 2021. As partes definiram ainda que o Cruzeiro receberia R$ 1,2 milhão de compensação pela transferência de Mauricio.
 

Pottker assinou contrato de quatro temporadas com o Cruzeiro, que passou a ser dono de 50% dos direitos econômicos do atacante. Enquanto isso, Mauricio firmou vínculo por cinco anos com o Internacional. 

Parte da torcida celeste criticou a negociação, por entenderem que o clube estaria se desfazendo de uma promessa por um jogador mais velho e em baixa na carreira.
 
 
 
 

Cruzeiro cedeu nova porcentagem


Alguns meses depois, em fevereiro de 2021, o Cruzeiro voltou a ceder nova porcentagem de Mauricio ao Internacional. Para ter o atacante Bruno José, na época com 21 anos, em definitivo, a Raposa cedeu ao Colorado mais 10% dos direitos econômicos do jovem meia.

O Inter passou, então, a ser dono de 70% dos direitos de Mauricio, enquanto a Raposa ficou com 30%. 

Desempenho de Mauricio no Inter

  
As críticas da torcida celeste ao negócio se mostraram corretas em pouco tempo. Mauricio se tornou um ativo importante do Internacional, mesmo não tendo alcançado a titularidade absoluta da equipe. O jogador é visto como uma esperança de venda futura e times do Brasil e exterior já demonstraram interesse em seu futebol.

Pelo Inter, Mauricio, hoje com 22 anos, já disputou 134 jogos, marcando 19 gols e distribuindo 18 assistências.

No Cruzeiro, William Pottker chamou mais atenção pelo alto número de cartões amarelos e vermelhos recebidos do que pelo futebol jogado. Foram 25 jogos com a camisa celeste, com seis gols marcados e três assistências distribuídas. Rapidamente o atacante passou a ser alvo de críticas dos cruzeirenses.

O jogador defendeu o Cruzeiro por oito meses, até passar por uma sequência de empréstimos para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, Avaí e Coritiba, todos sem muito sucesso. Atualmente, o jogador negocia uma rescisão contratual com a Raposa para retornar ao Leão da Ilha.


Compartilhe