2

Cruzeiro: pivô de negociação polêmica rescinde após 25 jogos

Atacante chegou ao time celeste para reforçar o elenco que disputava a Série B de 2020, mas não obteve sucesso

30/06/2023 17:59 / atualizado em 30/06/2023 18:14
compartilhe
William Pottker (centro) foi trocado pelo jovem Maurício, com 19 anos na época, mas não correspondeu
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

William Pottker (centro) foi trocado pelo jovem Maurício, com 19 anos na época, mas não correspondeu

O atacante William Pottker, de 29 anos, se aproxima de pôr um fim em sua trajetória como jogador do Cruzeiro. O jogador negocia uma rescisão contratual com o clube celeste, dono de seu passe. A informação é do jornalista Samuel Venâncio.

Pottker estava emprestado ao Coritiba, mas deixou o clube para assinar, em definitivo, com o Avaí. A negociação depende, agora, do encerramento do vínculo de Pottker com a Raposa. Pelo Coxa, Pottker disputou 16 jogos, não marcou gols e deu duas assistências.
 
 
 
 

William Pottker por Maurício


A transferência de William Pottker do Internacional para o Cruzeiro, acertada no início de novembro de 2020, foi bastante polêmica. Isso porque o negócio envolveu uma troca entre o atacante que vinha do Colorado pelo meia Maurício, então com 19 anos e uma das grandes promessas da Raposa.

Inicialmente, o Cruzeiro manteria 40% dos 60% que detinha dos direitos econômicos de Maurício. Além disso, o Internacional se comprometeu a arcar com os vencimentos de William Pottker até maio de 2021. As partes definiram ainda que o Cruzeiro receberia R$ 1,2 milhão de compensação pela transferência de Maurício.
 

Pottker assinou contrato de quatro temporadas com o Cruzeiro, que passou a ser dono de 50% dos direitos econômicos do atacante. Enquanto isso, Maurício firmou vínculo por cinco anos com o Internacional. 

Parte da torcida celeste criticou a negociação, por entenderem que o clube estaria se desfazendo de uma promessa por um jogador mais velho e em baixa na carreira. Naquele momento, Pottker vinha sendo muito criticado pela torcida do Internacional.
 
 
 
 

Cruzeiro cedeu nova porcentagem


Alguns meses depois, em fevereiro de 2021, o Cruzeiro voltou a ceder nova porcentagem de Maurício ao Internacional. Para ter o atacante Bruno José, na época com 21 anos, em definitivo, a Raposa cedeu ao Colorado mais 10% dos direitos econômicos do jovem meia.

O Inter passou, então, a ser dono de 70% dos direitos de Maurício, enquanto a Raposa ficou com 30%. 

Desempenho


As críticas da torcida celeste ao negócio se mostraram corretas em pouco tempo. No Cruzeiro, William Pottker chamou mais atenção pelo alto número de cartões amarelos e vermelhos recebidos do que pelo futebol jogado. Foram 25 jogos com a camisa celeste, com seis gols marcados e três assistências distribuídas.

O jogador defendeu o Cruzeiro por oito meses, até passar por uma sequência de empréstimos para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, Avaí e Coritiba, todos sem muito sucesso.

Maurício, por sua vez, se tornou um ativo importante do Internacional, mesmo não tendo alcançado a titularidade absoluta da equipe. O jogador é visto como uma esperança de venda futura e times do Brasil e exterior já demonstraram interesse em seu futebol.

Pelo Inter, Maurício, hoje com 22 anos, já disputou 134 jogos, marcando 19 gols e distribuindo 18 assistências.


Compartilhe