Cruzeiro
None

MERCADO DA BOLA

Sem confirmar detalhes, Cruzeiro oficializa troca de Maurício por William Pottker, do Inter

Os dois clubes divulgaram notas sem muitas informações neste sábado

postado em 01/11/2020 15:17 / atualizado em 01/11/2020 17:51

(Foto: Divulgação/Cruzeiro e Internacional)
Cruzeiro e Internacional oficializaram, na tarde deste domingo, a troca do meia Maurício, de 19 anos, pelo atacante William Pottker, de 26. Nenhum dos clubes deu qualquer detalhe sobre as transferências. A Raposa tratou os negócios como independentes, muito embora eles tenham sido realizados de forma conjunta. No comunicado, os mineiros explicam que há 'cláusula de confidencialidade' no contrato. 

Nesse sábado, o Superesportes revelou todos os pormenores da operação. O Cruzeiro manterá 40% dos 60% que detinha dos direitos econômicos de Maurício. Além disso, o Internacional será o responsável pelo pagamento dos vencimentos de William Pottker até maio de 2021, incluindo o 13º salário no fim deste mês. As partes definiram ainda que o Cruzeiro receberá R$ 1,2 milhão de compensação pela transferência de Maurício. O valor não será pego de forma imediata. 

Pottker assinará contrato de quatro temporadas com o Cruzeiro, que passará a ser dono de 50% dos direitos econômicos do atacante. Enquanto isso, Maurício firmou vínculo por cinco anos com o Internacional. O objetivo da Raposa é que o jovem meia tenha maior visibilidade disputando a Série A do Campeonato Brasileiro e que renda valores maiores em uma futura venda. 

Na nota divulgada neste domingo, o Cruzeiro diz que a contratação de Pottker foi um pedido do técnico Luiz Felipe Scolari. O interesse celeste, no entanto, existe desde agosto, quando a Raposa realizou a primeira consulta ao Internacional. Naquela oportunidade, Enderson Moreira ainda era o comandante da equipe. 

William Pottker


No Internacional, Pottker teve desempenho bastante discreto em 2020. Ele fez apenas um gol cobrando pênalti, no empate por 1 a 1 com o Esportivo, em 25 de julho, pela quinta rodada do Grupo B do Campeonato Gaúcho. Ao todo, o camisa 7 do Inter esteve em campo em 16 oportunidades, sete delas como titular.

A última apresentação de Pottker foi na quarta-feira, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, em Goiânia, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante foi escalado como titular pelo técnico argentino Eduardo Coudet e foi substituído aos 24 do segundo tempo.
 
A temporada 2019 também não foi positiva para William Pottker, que balançou a rede cinco vezes em 21 partidas. Em duas ocasiões, porém, o centroavante obteve destaque. Em 15 de setembro, marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Independência, pela 19ª rodada do Brasileirão. Já em 10 de novembro, repetiu a dose no triunfo por 2 a 1 diante do Fluminense, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 32ª rodada.
 
O Pottker que Felipão pretende resgatar na Toca é o que terminou o Brasileirão de 2016 entre os artilheiros, com 14 gols em 31 jogos pela Ponte Preta, bem como o que converteu 10 tentos em 32 partidas a serviço do Internacional vice-campeão da Série B de 2017.

Maurício


No Cruzeiro desde 2018, quando foi emprestado pelo Desportivo Brasil, Maurício disputou 41 jogos pela equipe profissional e marcou seis gols. No fim de 2019, a Raposa assinou contrato com o meia até 2023 e pagou R$ 800 mil para adquirir mais 50% dos direitos econômicos - o clube já era dono de 10%.

Maurício deixa o Cruzeiro como vice-líder no ranking de assistências - tem três e só perde para Machado, que acumula quatro - e como artilheiro da temporada. Em 2020, ele balançou a rede em cinco oportunidades. 

Maurício estava em Itu, no interior de São Paulo, concentrado com a Seleção Brasileira Sub-20. Ele foi convocado pelo técnico André Jardine para partidas preparatórias do Sul-Americano da categoria, que será disputado em 2021.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional