2

Champions League: brasileiro pode entrar na lista de campeões; veja relação

Ederson, goleiro do Manchester City, poderá entrar para a lista no próximo sábado (10)

09/06/2023 06:00 / atualizado em 09/06/2023 13:21
compartilhe

Manchester City e Inter de Milão vão disputar final da Champions League no sábado (10)
foto: Iconsport

Manchester City e Inter de Milão vão disputar final da Champions League no sábado (10)

 

Quando Manchester City e Inter de Milão entrarem em campo para a final da Champions League, no próximo sábado (10), às 16h (horário de Brasília), apenas um brasileiro terá a chance de erguer a taça: o goleiro Ederson, do City. Será a final com menos brasileiros em campo desde a temporada 1998/99, que não teve nenhum na disputa.

  

  

 

De lá para cá, sempre houve pelo menos um brasileiro na grande decisão da competição. Os 'brazucas' estão acostumados a fazer história em solo europeu. Se for campeão, Ederson entrará para uma lista de 55 nomes do futebol pentacampeão mundial que já levantaram a 'orelhuda', como é conhecida a taça.

 

O primeiro brasileiro campeão foi Canário, na temporada de 1959/60, pelo Real Madrid. Era apenas a quinta edição, e foi conquistada pelo Real Madrid, que havia vencido todas até então. No ano passado, também pelo clube espanhol, Éder Militão, Rodrygo e Vini Jr foram campeões pela primeira vez.

 

Marcelo e Casemiro, que faziam parte do elenco merengue, já sabiam o gosto de erguer o troféu europeu. Ambos, aliás, dividem o posto de brasileiro com mais títulos de Champions League: cinco para cada. O lateral e o volante venceram juntos, pelo Real Madrid, as finais de 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022.

Quais brasileiros já foram campeões da Champions League?

Ao todo, 55 brasileiros já foram campeões da Champions League ao menos um vez na carreira. São eles: Canário, Dino Sani, José Altafini, Jair da Costa, Juary, Elói, Celso, Casagrande, Júlio César (zagueiro do Real Madrid), Sávio, Roberto Carlos, Júlio César (zagueiro do Borussia Dortmund), Paulo Sérgio, Élber, Flávio Conceição, Roque Júnior, Rivaldo, Serginho, Dida, Bruno Moraes, Derlei, Carlos Alberto, Ronaldinho Gaúcho, Edmilson, Belletti, Sylvinho, Ricardo Oliveira, Kaká, Cafu, Anderson, Daniel Alves, Maicon, Lúcio, Júlio César (goleiro da Inter de Milão), Maxwell, Douglas, Adriano, Ramires, David Luiz, Rafinha, Luiz Gustavo, Dante, Marcelo, Casemiro, Rafinha, Neymar, Danilo, Firmino, Fabinho, Alisson, Coutinho, Thiago Silva, Éder Militão, Rodrygo e Vini Jr.

Quando será a final da Champions League?

A final da temporada de 2022/23 da Champions League será disputada no próximo sábado (10), a partir das 16h (horário de Brasília), entre Manchester City e Inter de Milão. A decisão é em jogo único, como de costume. O palco será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

 

 

 

Antes da final, haverá uma atração musical. A cantora Anitta será a primeira brasileira a se apresentar na decisão da Champions League. Ela terá a companhia do nigeriano Burna Boy. A cerimônia de encerramento deve começar 15 minutos antes de a bola rolar.


Como foram as campanhas de Manchester City e Inter de Milão na Champions League?

City está invicto e passou por gigantes


O Manchester City está invicto nesta edição. A equipe de Guardiola liderou o grupo G, que tinha Borussia Dortmund, Sevilla e Copenhagen, com 14 pontos, conquistados em quatro vitórias e dois empates.

 

Nas oitavas de final, empatou em 1 a 1 com o RB Leipzig, fora de casa, no jogo de ida. Na Inglaterra, goleou de forma imperdoável por 7 a 0.

 

 

 

Nas quartas, bateu o Bayern de Munique em Manchester por 3 a 0, e empatou na volta, na Alemanha, em 1 a 1.

 

Nas semis, outro empate por 1 a 1, agora na ida, fora de casa, contra o Real Madrid, e goleada por 4 a 0 para garantir a vaga na final.


Inter surpreendeu e deixou rival para trás


  A Inter de Milão não era apontada como favorita no começo da temporada. A equipe passou em segundo no grupo C, com 10 pontos, oito a menos que o Bayern de Munique, que teve 18. O grupo ainda tinha Barcelona e Viktoria Plzen. O time italiano teve três vitórias, um empate e duas derrotas.

 

Nas oitavas de final, venceu o Porto por 1 a 0, em casa, e garantiu o empate em 0 a 0 na volta. Nas quartas, venceu o Benfica por 2 a 0, em Portugal, e novamente empatou na volta, agora em 3 a 3.

 

Nas semifinais, a Inter de Milão passou pelo rival Milan com duas vitórias: 2 a 0 na ida, como visitante, e 1 a 0 na volta, como mandante.


Compartilhe