Futebol Nacional
None

Série A

Náutico de olho nos jogos de seis pontos

Alvirrubros encaram jogos contra adversários da parte de baixo da tabela - como o deste sabado, com o Atlético-MG - como cruciais para recuperação na Série A

postado em 09/08/2013 08:48 / atualizado em 09/08/2013 09:14

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A sequência de jogos do Náutico preocupa a todos. Torcida, elenco, comissão técnica e diretoria. O duelo com o Atlético-MG, atual campeão da Taça Libertadores, que não atravessa boa fase, parece ser a oportunidade perfeita de fazer as pazes com a vitória e voltar a respirar na Série A. Porém, os alvirrubros têm que prestar atenção em outro aspecto da competição, que sempre teve influência na posição do Timbu na tabela: o confronto com os adversários diretos pela fuga do rebaixamento.

Os atuais 7 pontos na tabela lembram a situação do Náutico no início da Série A de 2007. Naquele ano, o Timbu também amargava a lanterna da competição e somava apenas 6 pontos. A diferença fica no aproveitamento contra os adversários diretos pela fuga do retorno à Série B. O Alvirrubro sempre teve bons desempenhos. Na primeira participação na Série A com o formato de pontos corridos e com 20 clubes, o Náutico somou 27 pontos contra os “intermediários”. Porém, neste ano a situação se inverte.

Em cinco jogos contra clubes que, teoricamente, buscam a manutenção na Série A, apenas uma ponto foi somado. Três destes jogos foram nos Aflitos, antigo caldeirão. Restam confrontos contra Criciúma (fora), Bahia (fora) e Atlético-PR (casa) para tentar a reabilitação contra os adversários diretos.

A atual marca é um recorde negativo, já que a pior soma de pontos do Timbu em jogos contra estes times foi 4 pontos no primeiro turno 2008. Na ocasião, a única vitória alvirrubra foi diante do Goiás dentro de casa. O ano de 2008 também foi o ano em que o Náutico menos precisou dos pontos destes confrontos. Resta ao alvirrubro torcer que em 2013 os confrontos contra os grandes clubes sejam os responsáveis pela reabilitação timbu.