Futebol Nacional
None

BRASILEIRÃO

Clubes vetam venda de mando de campo na Série A do Brasileirão 2020

A proibição da venda dos jogos para outras cidades foi decidida por maioria em votação do Conselho Técnico da primeira divisão do Brasileirão

postado em 27/02/2020 17:00 / atualizado em 27/02/2020 19:13

(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A Série A do Campeonato Brasileiro não poderá mais ter venda de mando de campo em 2020. A atividade ficou comum entre times que levaram as partidas contra clubes com torcidas nacionais para praças fora do próprio estado em troca de remuneração. 

Os clube aprovaram a proibição por maioria dos votos no Conselho Técnico da primeira divisão do torneio, na tarde desta quinta-feira (27/2), na sede da CBF. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, sob administração do consórcio Arena BSB desde o início deste ano, será diretamente afetado.  

Conforme antecipou o blog Drible de corpo, a diretoria da entidade máxima do futebol brasileiro estava descontente com os recentes escândalos no estádio mais caro da Copa de 2014 e levaria o tema da venda de mando de campo para a reunião. 
 
Em 2019, por exemplo, uma operação Episkiros (Jogo Enganoso) da Polícia Civil do DF chegou a prender empresários durante a vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, válida pelo Brasileirão. As suspeitas eram de inclusão de dados falsos no borderô. 

Como funcionava antes

No ano passado, a venda do mando de campo não era permitida apenas nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mas os clubes só podiam atuar fora dos estados de origem por no máximo cinco vezes, ainda assim, se tivesse a concordância do time visitante. 

A quantidade de jogadores inscritos no elenco também mudou: caiu de 45 para 40 por equipe. Porém a quantidade de atletas no banco de reservas que podem ficar à disposição do técnico aumentou de cinco para oito. 
 
 

Brasileirão 2020 

1ª rodada
2, 3 e 4 de maio
Flamengo x Atlético-MG
Botafogo x Bahia
Palmeiras x Vasco
Santos x Bragantino
Corinthians x Atlético-GO
Grêmio x Fluminense
Sport x Ceará
Coritiba x Internacional
Fortaleza x Athletico-PR
Goiás x São Paulo