
No Grêmio, Cris se reencontrará com Vanderlei Luxemburgo, técnico com quem trabalhou no Cruzeiro durante a conquista da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, em 2003. Treinador e zagueiro também trabalharam juntos no Corinthians.
O objetivo de Cris no Grêmio é assumir a posição de Gilberto Silva, que deixou o clube gaúcho no fim da temporada 2012 para voltar ao Atlético. A contratação de um zagueiro experiente era um pedido de Luxemburgo para reforçar o time na Copa Libertadores da América. Outro zagueiro que deixou o clube é Naldo, que não teve contrato de empréstimo renovado.
Confirmada a contratação, o Tricolor encerra a busca por um zagueiro titular para atuar ao lado de Werley. A direção deve ainda trazer mais um defensor para compor o grupo, que já conta Vilson e Saimon para a posição.
Revelado pelo Corinthians, Cris teve passagem de destaque pelo Cruzeiro, de 1999 a 2004, além do Lyon, da França, de 2004 a 2012. Em 2006, o xerife foi convocado por Carlos Alberto Parreira para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em 2003, o jogador foi emprestado pelo Cruzeiro ao Bayer Leverkusen, da Alemanha.
No Galatasaray, no entanto, Cris não conseguiu repetir as boas atuações que teve no Lyon, onde era capitão da equipe. Na temporada 2012/13, o zagueiro disputou apenas 11 partidas, sendo dez pelo Campeonato Turco e uma pela Liga dos Campeões.