
Segundo o presidente da Comissão, José Perdiz, a punição será aplicada ao Cruzeiro já no jogo contra o Grêmio, que será realizado em 10 de novembro. Porém, mais de 11 mil torcedores já adquiriram ingressos antecipadamente para este duelo, além de outros 12 mil sócios já terem lugar garantido no jogo.
O Cruzeiro pode pedir um efeito suspensivo. O julgamento desta quinta-feira foi em primeira instância e cabe recurso. Se quiser, o Atlético também pode recorrer da decisão. Um possível novo julgamento ainda não tem data marcada.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Cruzeiro perde mandos de campo por causa de incidentes no clássico contra o Atlético. Na última partida de 2011, na goleada por 6 a 1 sobre o Galo, na Arena do Jacaré, o clube celeste foi punido com dois jogos, que foram cumpridos no ano seguinte. A pena foi motivada por um sinalizador atirado da torcida na direção do goleiro atleticano Renan Ribeiro.
Em 2012, a Raposa perdeu seis mandos de campo em primeira instância, por conta de objetos arremessados em direção ao árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias, no Independência. Na ocasião, o departamento jurídico do clube tentou um efeito suspensivo, mas não obteve sucesso. Em recurso julgado 24 dias depois, a pena foi reduzida para quatro partidas.