Futebol Nacional
None

PRIMEIRA LIGA

Primeira Liga apresenta novo formato de disputa para temporada de 2018

Competição será disputada em sistema de playoffs, ainda sem datas

postado em 06/02/2018 15:26 / atualizado em 06/02/2018 16:42

Divulgação
Em reunião nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, membros da Primeira Liga conheceram as propostas da nova diretoria da entidade para o próximo triênio (18/19/20). No encontro, ficou definida a mudança no formato de disputa da competição. A competição será baseada no sistema de playoffs, com 16 clubes participando das fases de oitavas, quartas, semifinal e final.

Na sequência, os clubes debateram a viabilidade da disputa da terceira edição da competição em 2018, durante o período da Copa do Mundo, utilizando as datas em que não haverá jogos pelo Mundial. Ficou acertado que a Primeira Liga manterá contato com a CBF, para dialogar sobre um modelo de torneio que permita a inclusão no calendário de eventos da entidade.

Essa foi a primeira reunião sob a condução do novo presidente, Marcus Salum, atual mandatário do América. Ele assumiu o comando em janeiro deste ano, depois do fim do mandato de Gilvan de Pinho Tavares, ex-presidente do Cruzeiro. Diferentemente do ano de 2016, quando contou com somente 12 participantes, a Primeira Liga será disputada por 16 clubes, assim como em 2017, sendo dez da primeira divisão e seis da segunda divisão do futebol nacional.

América, Atlético e Cruzeiro participaram da última edição da Primeira Liga, que foi disputada em 2017. Na decisão, o Galo, que venceu o Paraná na semifinal, perdeu o título para o Londrina. O time paranaense, que eliminou o Cruzeiro na fase anterior, acabou ficando com a taça, depois de empate por 0 a 0 no tempo regulamentar e vitória por 4 a 2 nos pênaltis.

Tags: Primeira Liga nacional seriea cruzeiroec atleticomg americamg