Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Campeonato Brasileiro chega à reta final com brigas nas três faixas da classificação

Veja situação dos 20 clubes a três rodadas para encerramento da Série A

postado em 20/11/2018 09:15 / atualizado em 20/11/2018 09:45

ALAN MORICI/PressDigital/ESTADAO CONTEUDO - Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - Leandro Couri/EM/D.A Press - Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com 92,1% das partidas disputadas, o Campeonato Brasileiro chega à reta final com promessa de emoção e brigas nas três faixas da classificação nas últimas rodadas. Na parte de cima, a situação se encaminha para que o Palmeiras conquiste o seu 10º título nacional, o que pode ocorrer amanhã à noite, no duelo com o América, às 21h45, no Allianz Parque. Mas Flamengo e Internacional, ambos assegurados na Libertadores, tentam estragar a festa dos paulistas e levar a disputa para a última rodada, em 2 de dezembro. Dos mineiros, apenas o Cruzeiro não tem pretensões na atual edição. Garantido na Libertadores, vai encarar seus três jogos para melhorar sua posição. Líder na sexta rodada, o Atlético acumulou muitos tropeços nesta edição, mas ainda depende de si na briga pela vaga na fase preliminar da Libertadores. Já o Coelho teve motivação extra na luta contra a degola ao vencer o Santos por 2 a 1, na rodada passada. No entanto, o time de Givanildo Oliveira precisa de aproveitamento superior a 60% nas últimas rodadas para confirmar a permanência na Série A em 2019. Além dos mineiros, a briga contra a degola envolve seis times: Fluminense, Vasco, Ceará, Sport, Chapecoense e Vitória. O Paraná é o único rebaixado e com a última posição confirmada. Nas três rodadas finais, ainda resta também a confirmação das seis vagas na Copa Sul-Americana.

Palmeiras
Pode ser campeão amanhã caso vença o América e Flamengo e Internacional não superem seus adversários em casa – os cariocas pegam o Grêmio, no Maracanã, e os gaúchos recebem o Galo, no Beira-Rio.
Jogos: América (c), Vasco (f) e Vitória (c)

Flamengo
Além de vencer seus três jogos, cariocas precisam torcer para que Palmeiras marque, no máximo, mais quatro pontos nas rodadas finais para chegar ao título. Está assegurado na Libertadores.
Jogos: Grêmio (c), Cruzeiro (f) e Atlético-PR (c)

Internacional
Assegurado na Libertadores, só conquistará o Brasileiro se vencer os três jogos e contar com tropeços de Palmeiras e Flamengo – nesse caso, o alviverde poderia ter, no máximo, uma vitória (precisa superar no saldo também), e o rubro-negro não fazer mais do que sete pontos.
Jogos: Atlético (c), Fluminense (c) e Paraná (f)

Grêmio
Sua briga é pela vaga direta na Libertadores. Nesse sentido, precisa ter melhor desempenho que o São Paulo nas três últimas rodadas.
Jogos: Flamengo (f), Vitória (f) e Corinthians (c)

São Paulo
Com uma vitória a menos que o Grêmio, precisa fazer sua parte e contar com pelo menos um tropeço dos gaúchos na reta final.
Jogos: Vasco (f), Sport (c) e Chapecoense (f)

Atlético
Tenta confirmar a vaga na pré-Libertadores. Para isso, precisa somar sete dos nove pontos em disputa. Se tropeçar em dois jogos, tem de torcer por tropeço do Atlético-PR.
Jogos: Inter (f), Santos (f) e Botafogo (c)

Atlético-PR
Precisa vencer as três partidas e contar com pelo menos uma derrota do Atlético, além de superar o adversário no saldo de gols. Também pode garantir vaga direta se vencer a Sul-Americana.
Jogos: Corinthians (c), Ceará (c) e Flamengo (f)

Cruzeiro
Com a classificação à Libertadores garantida via Copa do Brasil, luta apenas para melhorar sua posição no Brasileiro.
Jogos: Vitória (c), Flamengo (c) e Bahia (f)

Botafogo
Com possibilidade mínima de chegar à pré-Libertadores, o objetivo dos cariocas é confirmar a Sul-Americana. Para isso, uma vitória seria suficiente para atingir a meta. Já se livrou do rebaixamento.
Jogos: Santos (f), Paraná (c) e Atlético (f)

Santos
Vive a mesma situação do Botafogo. Precisa ganhar um jogo nas três últimas rodadas para ir à Sul-Americana.
Jogos: Botafogo (c), Atlético (c) e Sport (f)

Bahia
Depois de se garantir na Série A em 2019, luta apenas pela Sul-Americana. Nesse sentido, uma vitória seria suficiente na reta final.
Jogos: Fluminense (c), América (f) e Cruzeiro (c)

Corinthians
Escapou do rebaixamento com triunfo sobre o Vasco. Agora, busca mais três pontos para confirmar a vaga na Sul-Americana.
Jogos: Atlético-PR (f), Chapecoense (c) e Grêmio (f)

Fluminense
Ainda vivo na Copa Sul-Americana, depois do empate por 0 a 0 com o Ceará, ontem à noite, precisa de um triunfo para afastar de vez o fantasma da degola.
Jogos: Bahia (f), Internacional (f) e América (c)

Ceará
Também depende apenas de si para se manter na elite. Somou um ponto ontem, no empate com o Flu, e se vencer os duelos em casa estará garantido na Série A.
Jogos: Paraná (c), Atlético-PR (f) e Vasco (c)

Vasco
A situação não é desesperadora, mas exige cuidados. Com mais duas vitórias se salva e ainda garante vaga na Sul-Americana.
Jogos: São Paulo (c), Palmeiras (c) e Ceará (f)

Sport
Com mais duas vitórias, se assegura na Série A. Tem confronto direto com a Chapecoense e, se vencer, aumenta muito a chance de permanência.
Jogos: Chapecoense (f), São Paulo (f) e Santos (c)

América
Vitória sobre o Santos tirou o time da penúltima posição e renovou a esperança. Segundo as contas do clube, seis pontos são suficientes na luta contra a degola. Mas Coelho tem de contar com tropeço de pelo menos um concorrente acima na classificação.
Jogos: Palmeiras (f), Bahia (c) e Fluminense (f)

Chapecoense

Se bater o Sport, seu adversário direto, chance de permanência aumenta muito. Mesmo assim, dependeria de pelo menos mais uma vitória e de tropeço dos concorrentes.
Jogos: Sport (c), Corinthians (f) e São Paulo (c)

Vitória
Tem a árdua tarefa de encarar adversários fortes e com a obrigação de vencê-los, além de contar com combinação de resultados. Chance de cair é superior a 90%, segundo a UFMG.
Jogos: Cruzeiro (f), Grêmio (c) e Palmeiras (f)

Paraná
Rebaixado e com a lanterna assegurada, luta apenas por despedida honrosa na Série A.
Jogos: Ceará (f), Botafogo (f) e Internacional (c)

Tags: seriea flamengorj palmeirassp saopaulosp americamg atleticomg cruzeiroec internacionalrs gremiors corinthianssp