Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

VAR no Brasileiro, limite na troca de técnicos e Supercopa do Brasil: CBF prepara propostas a clubes

Pautas serão apresentadas no Conselho Técnico da Série A, nesta sexta-feira

postado em 21/02/2019 20:30 / atualizado em 21/02/2019 20:54

<i>(Foto: Fernando Torres/CBF)</i>
Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as propostas que serão feitas aos clubes nesta sexta, durante o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro. Entre as pautas, estão a utilização do VAR em todos os jogos da Série A, o limite na troca de treinadores e a realização da Supercopa do Brasil a partir de 2020.

Diretor executivo da entidade máxima do futebol brasileiro, Rogério Caboclo destacou o objetivo de melhorar o nível de competição do Campeonato Brasileiro. “Queremos elevar o patamar do Campeonato Brasileiro. Para isso, apresentaremos aos clubes uma pauta integrada, que passa pela arbitragem, pelos aspectos técnicos das partidas e pelo público nos estádios", afirmou o dirigente.

Veja, em tópicos, os principais pontos que serão apresentados aos clubes nesta sexta-feira:

  • VAR: o primeiro ponto da pauta é a adoção do árbitro de vídeo (VAR) nas 380 partidas do Brasileirão. A CBF prometerá assumir, integralmente, os custos com tecnologia e infraestrutura, cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com o capital humano, como ocorre, tradicionalmente, com as equipes de arbitragem.

  • TROCA DE TREINADORES: outra proposta importante será a limitação nas trocas de treinadores. A CBF vai propor aos clubes que possa ser feita apenas uma mudança de técnico durante a disputa da Série A. “Essa medida vai ajudar os clubes a racionalizarem sua gestão e a médio prazo permitirá a redução de custos”, projetou Rogério Caboclo.

  • SUPERCOPA DO BRASIL: o campeão da Série A deste ano já abrirá 2020 disputando um título. No ano que vem, de acordo com a CBF, a temporada do futebol brasileiro começará com a disputa da Supercopa do Brasil. A ideia é a disputa, em jogo único, em local previamente definido, entre o vencedor do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil.

  • LIMITAÇÃO DE INSCRIÇÕES: por fim, a Confederação Brasileira de Futebol deseja limitar a 40 o número de jogadores inscritos pelos clubes na Série A. Diretor de competições da entidade, Manoel Flores explicou a pauta. “O número foi obtido depois de um levantamento estatístico sobre quantos jogadores foram utilizados em média pelas equipes, nas últimas edições do campeonato”, disse o dirigente.
Além das quatro medidas, a CBF espera ajudar os clubes a aumentar o público do campeonato. A entidade prometeu apresentar ideias para reduzir "a capacidade ociosa dos estádios e ampliar a média de presença", mas não deu mais detalhes. 

Os mineiros Atlético e Cruzeiro deverão ser representados na reunião desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, por seus presidentes: Sérgio Sette Câmara e Wagner Pires de Sá, respectivamente.

Tags: cruzeiroec atleticomg interiormg seriea