Futebol Nacional
None

FUTEBOL GAÚCHO

Logística e calendário dificultam desenvolvimento do futebol gaúcho

Empresa de consultoria mostra adversidades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul

postado em 30/05/2020 14:45 / atualizado em 30/05/2020 15:45

(Foto: Reprodução/Pluri Consultoria)
Os clubes brasileiros são prejudicados pela má organização do calendário do futebol nacional de formas diversas. Enquanto há regiões que enfrentam como principal problema a pouca quantidade de times disputando competições profissionais ao longo do ano, como o Nordeste, outras têm ainda de lidar com questões logísticas para se deslocar pelo extenso território brasileiro, como o Sul.

A empresa Pluri Consultoria levantou dados que mostram como o Rio Grande do Sul, estado localizado mais ao sul do Brasil, apresenta estas duas adversidades no desenvolvimento do futebol local.

Grêmio e Internacional, principais clubes da unidade federativa, são os que mais disputaram jogos nos últimos 10 anos. Isso significa que as equipes são duas daquelas que mais viajam pelo país para jogar diante de equipes de lugares distantes.

Quanto aos clubes de menor expressão, o problema central volta a ser o calendário, em função de diversos times disputarem apenas os curtos estaduais. Apesar de o estado ser o terceiro com mais equipes em atividade em 2019, com 41, e o segundo em utilização do calendário, com uma média de 48,7%, a distribuição do uso dele ao longo do ano foi bastante discrepante.

Enquanto 98% dos clubes gaúchos estavam em ação no mês de março, por conta da disputa dos campeonatos estaduais, somente 15% deles participavam de alguma competição em novembro. Além disso, apenas 6,2% das cidades do território contavam com ao menos uma equipe profissional.

Tais dados evidenciam como os clubes do Rio Grande do Sul apresentam diversos problemas durante o ano. Há várias questões a serem superadas para que o futebol local possa ser mais bem desenvolvido.

Tags: futnacional gremiors internacionalrs juventuders gaucho2020