Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

G6, G7 e G8: Brasileiro pode levar mais dois classificados à Libertadores

Palmeiras e Grêmio podem redefinir forma de classificação ao torneio; veja configurações

postado em 02/02/2021 10:46 / atualizado em 02/02/2021 11:49

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Com disputa acirrada na reta final, o Campeonato Brasileiro pode abrir mais vagas para a Copa Libertadores da América de 2021. Pelo regulamento, os seis primeiros colocados se classificaram ao torneio continental. No entanto, o título do Palmeiras na última competição sul-americana e a final da Copa do Brasil podem fazer o G6 se tornar G7 ou até G8

Das seis vagas que o Brasileirão dá para a Libertadores, os quatro primeiros colocados vão diretamente aos grupos, enquanto o quinto e o sexto se classificam à fase preliminar da competição. Na atual classificação da Série A, após 33 rodadas disputadas, Internacional (65 pontos), Flamengo (61 pontos), Atlético (60 pontos), São Paulo (58 pontos), Fluminense (53 pontos) e Palmeiras (52 pontos) ocupam o G6.

De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o Internacional, líder do Brasileiro, está garantido na próxima Libertadores. Flamengo e Atlético têm 99,9% de chances de classificação. O Galo não está matematicamente classificado, pois pode ser ultrapassado por Corinthians (10º) e Santos (11º), que estão atrás do Ceará (9º),  mas com um jogo a menos - os três times têm 45 pontos. São Paulo e Fluminense aparecem com 99,8% e 89,8%, respectivamente. 

G6, G7 e G8


Se o Brasileiro terminasse com a atual configuração do G6,  o Grêmio, sétimo colocado, seria beneficiado com uma vaga na Libertadores, já que o Palmeiras venceu o torneio desta temporada - bateu o Santos na final, no Maracanã, por 1 a 0, no sábado passado - e se garantiu na próxima edição. 

O Grêmio, no entanto, tem a chance de avançar diretamente à fase de grupos da Libertadores caso vença o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. As finais serão nos dias 28 de fevereiro, em Porto Alegre, e 7 de março, em São Paulo. Se o Brasileiro terminasse com a atual classificação, o G8 seria aberto em caso de conquista tricolor no torneio nacional.

Se o Palmeiras terminar o Brasileiro entre os seis primeiros colocados e ganhar a Copa do Brasil, mais duas vagas para a Libertadores seriam abertas. Assim, pela atual tabela, o Athletico-PR herdaria uma vaga. Com chances remotas de G6, Ceará, Corinthians, Santos, Atlético-GO e Bragantino apareceriam como candidatos ao G8. 

As vagas ficariam restritas aos seis primeiros se o campeão da Copa do Brasil e o vencedor da Libertadores terminarem fora do G6. 

Tags: atleticomg flamengorj fluminenserj palmeirassp gremiors internacionalrs seriea