2

CBF pune árbitro pivô de polêmica com o Palmeiras; diz site

Após 'guerra de notas' entre clube e confederação, comitê de arbitragem da entidade decide punição ao árbitro de confronto contra o Athletico-PR

03/07/2023 22:44 / atualizado em 03/07/2023 22:56
compartilhe
Jean Pierre deve ficar fora das próximas rodadas do Brasileirão e Copa do Brasil
foto: Icon Sport

Jean Pierre deve ficar fora das próximas rodadas do Brasileirão e Copa do Brasil

Após Palmeiras e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trocarem notas oficiais por causa da entrevista coletiva do auxiliar técnico João Martins no último domingo (2), a entidade tomou uma decisão em relação ao pivô da polêmica.

O presidente da Comissão de Arbitragem Wilson Luiz Seneme decidiu afastar o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, que apitou o confronto entre Athletico-PR e Palmeiras. A informação foi revelada pelo comentarista Mauro Naves, da ESPN.

Jean Pierre foi bastante criticado pelo auxiliar técnico do Palmeiras por um lance ainda no início da partida, em que ele não expulsou Zé Ivaldo após o zagueiro do Athletico-PR dar uma cotovelada em Endrick dentro da área. O árbitro só marcou o pênalti após sugestão de revisão pelo árbitro de vídeo, mas deu apenas o cartão amarelo ao jogador por "golpear um adversário de maneira temerária".

Endrick errou o pênalti oriundo do lance polêmico, mas marcou minutos depois no empate por 2 a 2 entre Athletico-PR e Palmeiras.

A coletiva polêmica


Após o jogo, João Martins disparou contra a arbitragem da partida e também contra o “sistema”, o qual, segundo ele, não quer o bicampeonato brasileiro para o Alviverde.

Para João, o futebol brasileiro vende ao mundo uma imagem de competitividade devido a vários clubes serem campeões porque “muitas vezes não deixam os melhores ganharem”. 

- Mais uma vez o que aconteceu hoje... Entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos - afirmou o auxiliar, que substituiu o suspenso Abel.

Segundo o assistente, logo no início do jogo, Zé Ivaldo deveria ter sido expulso ao atingir Endrick no lance do pênalti, em que acertou uma cotovelada no jovem palmeirense. 

- Não vão nos calar. O que aconteceu aqui hoje foi uma vergonha! Simplesmente uma vergonha! Aos três minutos, se condiciona um jogo. Depois se justifica com faltas e faltinhas - disse sobre o lance polêmico.

A troca de notas


Nesta segunda (3), a CBF fez duras críticas à postura do auxiliar técnico do Palmeiras, o português João Martins. Em nota, a entidade máxima do futebol considerou a atitude infantil e xenofóbica.

- O ato lamentável foi muito além das reclamações semanais da arbitragem. O que ocorreu, de fato, foi um desfile de grosserias e uma tentativa infantil e até xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro na Europa, mostrando inclusive desconhecimento do próprio campeonato que disputa, que já teve tricampeões, bicampeões, com vários times ganhando seguidamente - disse em nota.

Pouco depois, o Palmeiras respondeu a nota da CBF, alegando que a entidade divulgou "agressiva nota oficial" sobre o profissional e fez oito quesitonamentos em seu comunicado, incluindo o lance de Zé Ivaldo com Endrick e outras situações em que se viu prejudicada.

Compartilhe