2

Tupi aposta em extensa reformulação para conseguir sucesso no Campeonato Mineiro

Clube se desfez de cerca de 80% do elenco de 2013 e contratou e 18 novos jogadores

01/02/2013 08:30 / atualizado em 31/01/2013 22:07
compartilhe
Elenco do Tupi, que foi bastante reformulado na última temporada, promete ser competitivo
foto: Divulgação/Tupi FC

Elenco do Tupi, que foi bastante reformulado na última temporada, promete ser competitivo


Reformulação. Esta é a palavra certa para a transição do Tupi de 2012 para 2013. Mais de 80% dos jogadores do elenco rebaixado à Série D não tiveram seus contratos renovados pelo Galo Carijó. Em compensação, o clube trouxe nada menos do que 18 novos atletas. Em contato com o Superesportes, o presidente Áureo Fortuna explicou quais foram os critérios utilizados nessas mudanças.

“O planejamento da Série C do Brasileiro deu errado e chegamos à conclusão de que tínhamos de reformular o elenco. Fizemos pesquisa e avaliamos mais de quarenta atletas. Não foi pela idade, mas sim pela qualidade dos jogadores”, explicou Áureo à reportagem.

Áureo Carneiro Fortuna preferiu não revelar o orçamento do Tupi para o Campeonato Mineiro, mas disse que é o suficiente para a montagem de um bom elenco. “Não quero falar de valores para não quebrar o sigilo. Mas posso te garantir que nós teremos condições de deixar tudo em dia”, completou.

Entre todos os clubes do interior de Minas Gerais, Tupi e Boa Esporte são os únicos que têm calendário já definido após o término do Campeonato Mineiro. O Galo Carijó será um dos representantes do estado na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, enquanto o Boa está na Série B do Brasileiro ao lado do América. Desta forma, Áureo Fortuna explica que o planejamento também visa as competições nacionais, já que o Tupi também joga a Copa do Brasil. “Teremos a Copa do Brasil ao lado do Mineiro. O elenco tem que atender as duas competições. No segundo semestre definiremos o planejamento para a Série D. Cada caso é um caso”, disse.

Entre as peças do elenco do Tupi estão os experientes Ademílson, ídolo do clube; Fabrício Soares, ex-América; e Genalvo, revelado pelas categorias de base do Atlético. Existe uma mescla com jogadores jovens, já que Raphael Toledo, de 23 anos, foi colocado como destaque do time. Além disso, o Galo Carijó conta com três jogadores emprestados pelo América – Jordan (goleiro), Ciro (zagueiro) e Ygor (meio-campo). O folclórico atacante Allan Taxista deixou o clube na última terça-feira e acertou com o Águia de Marabá (PA).

Áureo Fortuna confia em título
foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

Áureo Fortuna confia em título

Felipe Surian é o comandante do Tupi. O treinador está no Galo Carijó desde a reta final da Série C de 2012 e foi confirmado no comando após quase evitar o rebaixamento da equipe à divisão inferior. A ideia do clube é contar com no máximo 27 jogadores no elenco principal, sendo que atletas do time júnior podem subir para compor o grupo. O presidente Áureo Fortuna foi bem claro em relação aos objetivos do time na competição. “Sabemos que é difícil, mas queremos o título. Estamos conscientes da força de Cruzeiro e Atlético, que são time de Série A. Mas todo time tem que pensar grande. Vaga na Série D nós já temos. Se vier algo a mais será lucro”, finalizou.

O Tupi se preparou bastante antes da estreia no Campeonato Mineiro. Entre as atividades realizadas pelo clube destaca-se o jogo-treino contra o Cruzeiro na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Galo Carijó perdeu por 3 a 1 diante de 2 mil torcedores no local de treinamento. Leandro Guerreiro (contra) marcou para o time de Juiz de Fora, enquanto Nilton, Everton e Vinícius Araújo fizeram para os celestes.

O jogo de estreia do Tupi no Campeonato Mineiro é contra o Villa Nova. O duelo acontece neste sábado, às 17h, na Arena do Jacaré. O Leão do Bonfim ainda não teve o Estádio Castor Cifuentes liberado e por isso terá de mandar o jogo em Sete Lagoas.


Compartilhe