Elenco do Tupi, que foi bastante reformulado na última temporada, promete ser competitivo
Reformulação. Esta é a palavra certa para a transição do Tupi de 2012 para 2013. Mais de 80% dos jogadores do elenco rebaixado à Série D não tiveram seus contratos renovados pelo Galo Carijó. Em compensação, o clube trouxe nada menos do que 18 novos atletas. Em contato com o Superesportes, o presidente Áureo Fortuna explicou quais foram os critérios utilizados nessas mudanças.
Saiba mais
Voltar ao prumo
Guarani aposta em técnico jovem em busca de surpreender no Mineiro
Tombense investe pesado para colher bons frutos em sua 1ª participação no Estadual
Por sucesso no Mineiro, Villa Nova aposta em mescla de atletas jovens e experientes
Sem jogadores renomados, Caldense aposta na juventude para Mineiro'2013
Com um dos maiores orçamentos dos times do interior, Nacional quer surpreender
Com o mesmo técnico há seis anos e base mantida, América-TO sonha com a Série D
De volta à elite após 22 anos, Araxá traça como objetivo permanência no Módulo I
Áureo Carneiro Fortuna preferiu não revelar o orçamento do Tupi para o Campeonato Mineiro, mas disse que é o suficiente para a montagem de um bom elenco. “Não quero falar de valores para não quebrar o sigilo. Mas posso te garantir que nós teremos condições de deixar tudo em dia”, completou.
Entre todos os clubes do interior de Minas Gerais, Tupi e Boa Esporte são os únicos que têm calendário já definido após o término do Campeonato Mineiro. O Galo Carijó será um dos representantes do estado na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, enquanto o Boa está na Série B do Brasileiro ao lado do América. Desta forma, Áureo Fortuna explica que o planejamento também visa as competições nacionais, já que o Tupi também joga a Copa do Brasil. “Teremos a Copa do Brasil ao lado do Mineiro. O elenco tem que atender as duas competições. No segundo semestre definiremos o planejamento para a Série D. Cada caso é um caso”, disse.
Entre as peças do elenco do Tupi estão os experientes Ademílson, ídolo do clube; Fabrício Soares, ex-América; e Genalvo, revelado pelas categorias de base do Atlético. Existe uma mescla com jogadores jovens, já que Raphael Toledo, de 23 anos, foi colocado como destaque do time. Além disso, o Galo Carijó conta com três jogadores emprestados pelo América – Jordan (goleiro), Ciro (zagueiro) e Ygor (meio-campo). O folclórico atacante Allan Taxista deixou o clube na última terça-feira e acertou com o Águia de Marabá (PA).
Áureo Fortuna confia em título
O Tupi se preparou bastante antes da estreia no Campeonato Mineiro. Entre as atividades realizadas pelo clube destaca-se o jogo-treino contra o Cruzeiro na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Galo Carijó perdeu por 3 a 1 diante de 2 mil torcedores no local de treinamento. Leandro Guerreiro (contra) marcou para o time de Juiz de Fora, enquanto Nilton, Everton e Vinícius Araújo fizeram para os celestes.
O jogo de estreia do Tupi no Campeonato Mineiro é contra o Villa Nova. O duelo acontece neste sábado, às 17h, na Arena do Jacaré. O Leão do Bonfim ainda não teve o Estádio Castor Cifuentes liberado e por isso terá de mandar o jogo em Sete Lagoas.