None

ESPECIAL DO MINEIRO

Por sucesso no Mineiro, Villa Nova aposta em mescla de atletas jovens e experientes

Meta principal do Leão do Bonfim é alcançar vaga na semifinal do Campeonato Estadual

postado em 30/01/2013 08:00 / atualizado em 29/01/2013 16:53

Wagner Augusto/Assessoria Villa Nova AC

Quarto maior campeão estadual de todos os tempos, o Villa Nova quer voltar a fazer boa campanha no Mineiro. O objetivo principal do Leão do Bonfim não é o título - já que Cruzeiro, Atlético e América são considerados favoritos -, mas sim a classificação às semifinais. Desta forma, o clube garante, ao mesmo tempo, uma das vagas mineiras na Série D do Campeonato Brasileiro. Para isso, parcerias com empresários e mesclas de experiência e juventude no elenco foram realizadas pela diretoria do time.

“O Villa Nova é um time que tem muita história. São 104 anos de vida e o clube já obteve conquistas importantes, como os cinco Campeonatos Mineiros conquistados nas décadas de 30 e 50 e a Segunda Divisão do Brasileiro em 1971. Por isso temos que pensar grande. A meta principal é ficar entre os semifinalistas ou, na pior das hipóteses, alcançar somente a vaga na Série D”, afirmou o presidente do clube Jairo Gomes, em contato com a reportagem do Superesportes.

Jairo explica que o investimento feito no elenco do Villa Nova contou com a ajuda de grandes empresários. Segundo o presidente, o clube estabelece um teto salarial em decorrência de suas condições. Caso o jogador queira receber um salário mais elevado, parcerias com empresários são realizadas para custear parte dos valores.

“Com recursos próprios, o Villa Nova não paga mais do que cinco mil reais. É o teto salarial do clube. É claro que no elenco há jogadores que recebem mais do que isso. Esses valores são complementados por empresários que ajudam o clube”, disse.

O principal patrocinador do Villa Nova é o banco BMG, conhecido por investir grande quantidade de dinheiro em jogadores de futebol. Além disso, a instituição financeira privada também estampa sua marca na camisa de grandes clubes do futebol brasileiro, entre eles o Cruzeiro, Atlético, Vasco e Flamengo. “O BMG é o nosso principal parceiro. Conversei com o Ricardo Guimarães e pedi ajuda em algumas situações. Ele está disposto a contribuir. Os Supermercados BH também nos ajudaram com o fornecimento de alimentação. Estamos animados”, afirmou.

O Villa Nova deve gastar aproximadamente 1,3 milhão para disputar o Campeonato Mineiro. Os custos estão distribuídos entre pagamentos de comissão técnica, jogadores e funcionários; prestação de contas; e viagens para outras cidades. A folha salarial do clube gira em torno de 250 mil reais por mês.

“Temos sete jogadores no elenco oriundos das categorias de base. O time júnior foi vice-campeão mineiro e fez boas campanhas nos outros torneios. O Alexandre é um treinador de ponta que gosta de trabalhar com jogadores jovens. O projeto é animador”, analisou.
Wagner Augusto/Assessoria Villa Nova AC

O Villa Nova pode fazer seu primeiro jogo como mandante na Arena Independência, em Belo Horizonte. Isto porque o Castor Cifuentes, estádio do clube, ainda não foi liberado pela Federação Mineira de Futebol. “A liberação não foi feita por conta do atraso na entrega dos laudos de segurança. Está tudo certo no nosso estádio. Tentaremos jogar a primeira rodada no Independência, já conversei com o Alexandre Kalil (presidente do Atlético) a respeito disso”, enfatizou.

Os ingressos para os jogos do Villa Nova contra clubes do interior custarão 10 reais (meia é R$ 5). Para os duelos com Cruzeiro e América, o presidente Jairo Gomes ainda não definiu, mas confirmou que o valor será mais elevado. “Vamos aumentar sim, ainda não sei quanto. São jogos de extrema importância e que com certeza dão mais público, independente do valor ser mais alto ou baixo. Faço um apelo para a torcida do Villa comparecer em todos os jogos para apoiar o clube. Ela será fundamental para nós”, frisou.

Alexandre Barroso exalta mescla de jovens e experientes

O técnico do Villa Nova, Alexandre Barroso, é acostumado a trabalhar com jogadores em formação. Formado em educação física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Alexandre já comandou as divisões de base de Cruzeiro e Atlético. Ele explicou como foram os processos de montagem do elenco do Leão.
Wagner Augusto/Assessoria Villa Nova AC

“A gente já sabia que o Villa tinha um elenco muito novo com os jogadores promovidos do time júnior. Minha ideia foi trazer jogadores mais rodados para estabelecer um equilíbrio. A mescla de jovens e experientes é fundamental para qualquer time. Trouxemos Thiago Braga, Rodrigo Dias, Marcos Thiago, Cléber Monteiro, Max Carrasco e Tchô, que são jogadores rodados e com bastante vivência no futebol”. Para Barroso, o armador Tchô, ex-Atlético, é o principal jogador do atual elenco. “É um jogador de muita qualidade que vem se destacando nos treinamentos. Além disso, tem apenas 25 anos e também pode ser considerado jovem. A própria imprensa o coloca como principal atleta do clube”, completa.

Alexandre Barroso compartilha a mesma opinião do presidente Jairo Gomes e afirma que a principal meta é a classificação entre os semifinalistas. “O Campeonato já tem três equipes praticamente classificadas, que são Cruzeiro, Atlético e América. O Boa Esporte, por ter calendário para o ano inteiro, também é favorito. Mas creio que podemos fazer um bom trabalho e alcançar uma das vagas. Se não acontecer, que ao menos venha a Série D”, disse.

O Villa Nova estreia no Campeonato Mineiro no próximo sábado, dia 2 de fevereiro, contra o Tupi. A partida, que pode acontecer na Arena Independência, está marcada para as 17h.

CONFIRA O ELENCO DO VILLA NOVA PARA O MINEIRO