None

CAMPEONATO MINEIRO

Técnico da URT lamenta jogar semifinal em BH, mas anuncia time ofensivo contra Galo

Rodrigo Santana minimiza desgaste com viagens nas semifinais do Mineiro

postado em 14/04/2017 08:00 / atualizado em 14/04/2017 10:06

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A história se repete: URT e Atlético disputarão, pelo segundo ano seguido, a semifinal do Campeonato Mineiro. Desta vez, os dois jogos serão em Belo Horizonte, pois os estádios de Patos de Minas não estão aptos a receber a partida de ida. Assim, o Trovão Azul, eliminado pelo Galo em 2016, terá o prejuízo técnico de jogar duas vezes na casa do adversário. O Mineirão foi escolhido pela direção celeste para o confronto deste domingo, às 11h. Na volta, o Galo tende a optar pelo Independência.

O técnico Rodrigo Santana discordou da decisão da diretoria de mandar a primeira partida no Mineirão em vez do Parque do Sabiá, em Uberlândia. Enquanto a capital mineira fica a 417km de Patos de Minas, a cidade do Triângulo está a 222km.

“São duas situações: aqui (em Patos) ficaria ruim a logística do Atlético, daria um desgaste maior neles. Mas, entre Belo Horizonte e Uberlândia, em BH teremos muito mais dificuldades. Se fosse no Parque do Sabiá, facilitaria bastante o deslocamento dos torcedores aqui da região. Mas aí eu deixo nas mãos da diretoria. Eles vão fazer o melhor para o clube”, ponderou Santana, ao Superesportes.

O fato é que os comandados de Rodrigo Santana completarão, ao término das semifinais, três semanas seguidas de viagens e 2.468 km percorridos de ônibus. No duelo contra o Tombense, em Tombos, na Zona da Mata, ainda pela fase de classificação, a URT enfrentou 800 quilômetros de estrada. Já para os dois confrontos com o Atlético, o Trovão encara 417 quilômetros a cada trecho (Patos de Minas/BH e BH/Patos de Minas), totalizando 1.668km.

Há o temor do desgaste, mas o técnico Rodrigo Santana diz confiar no potencial do time para superar mais essa adversidade e surpreender o Atlético. “Nós trabalhamos para solucionar isso (desgaste), montamos logística... Mas pelo fato do clima de semifinal, de jogarmos em um estádio de Copa do Mundo, como o Mineirão, neste domingo, vamos superar qualquer tipo de cansaço e focar só na partida”, garantiu o treinador de 34 anos, o mais jovem desta edição do Estadual.

Postura

Apesar de estar longe da torcida, Santana garante uma URT ofensiva diante do Galo. “Gostaríamos muito de jogar ao lado da nossa torcida, mas infelizmente não vai ser possível, por causa da capacidade do Zama Maciel. Paciência! Vamos para cima. É um jogo importante, decisivo e a gente espera fazer um bom jogo no Mineirão”, projetou.

O deslocamento da URT nas semifinais foi forçado devido às regras do Campeonato Mineiro. Pelo regulamento, um estádio precisa ter capacidade de público de, no mínimo, 10 mil torcedores para receber uma semifinal. Por isso, o Zama Maciel - casa da URT - não pôde ser sede da partida contra o Atlético. A primeira hipótese cogitada foi, assim como em 2016, realizar o jogo no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, do rival Mamoré. No entanto, laudos de segurança e higiene estavam vencidos.

O presidente da URT, Roberto Túlio Miranda, justificou que o Parque do Sabiá, em Uberlândia, seria opção de mando. No entanto, o mandatário apontou a rivalidade que há no Triângulo com os times de Patos e destacou a possibilidade de arrecadar uma renda maior no Mineirão.

Caravanas para a torcida patense

A diretoria da URT anunciou que serão disponibilizados ônibus gratuitos para Belo Horizonte aos sócios torcedores do clube. Até agora, quatro veículos estão confirmados. Os ingressos custarão R$40, com direito a meia-entrada. Já a torcida que ficará em Patos de Minas poderá assistir ao jogo por telões que serão instalados no Zama Maciel. Sócios não pagam entrada, enquanto os não-sócios terão que desembolsar R$20.

Tags: estadual interiormg mineiro2017 semifinais atleticomg urt