None

CAMPEONATO MINEIRO

Tombense e Caldense voltam a duelar no Independência por vaga na final do Mineiro

Time de Tombos está em vantagem por ter ganhado primeiro jogo por 1 a 0

postado em 05/08/2020 06:00 / atualizado em 05/08/2020 01:44

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)
Tombense e Caldense decidem nesta quarta-feira, às 16h, no Independência, quem será o primeiro finalista do Campeonato Mineiro 2020. A vantagem está nas mãos da equipe de Tombos, que liderou a fase classificatória, com 26 pontos, e venceu o duelo de ida por 1 a 0, domingo, no Horto. O time treinado por Eugênio Souza avança mesmo se perder por um gol na partida de volta, enquanto a Veterana necessita de vitória por dois tentos.

Um dos trunfos do Tombense é o centroavante Rubens, de 26 anos, revelado nas categorias de base do América. Foi dele o gol que garantiu a primeira colocação do estadual, na vitória por 1 a 0 sobre o Uberlândia, no estádio Almeidão, em 26 de julho. O camisa 9, que se aproveita da estatura de 1,94m para ganhar as jogadas de bola aérea, é o artilheiro da competição, com seis gols em 12 partidas.

Quem também se destaca no clube da Zona da Mata é o experiente Ibson, de 36 anos, conhecido pelas boas passagens por Flamengo e Santos. Ele domina o meio-campo graças à qualidade nos passes e lançamentos. Outro atleta em evidência é o lateral-esquerdo João Paulo, de 30 anos, que converteu dois gols em cobrança de falta - um deles justamente em cima da Caldense, no primeiro confronto da semifinal.

Caso confirme a vaga, o Tombense disputará a final do Mineiro pela primeira vez. Até então, as melhores campanhas foram em 2013 e 2015, quando caiu nas semifinais diante de Atlético e Caldense, respectivamente.

Fundada em 1914, a agremiação de Tombos, município de 8 mil habitantes distante 370 quilômetros de Belo Horizonte, conquistou três títulos no futebol profissional: dois da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (equivalente à terceira), em 2002 e 2006, e a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2014.

Mas a Caldense segue esperançosa de que reverterá o resultado e passará à final. Para isso, terá de ser mais agressiva na busca por gols, como afirma o volante André Mensalão, que balançou a rede duas vezes em 10 jogos no estadual.

“Temos que impor nosso ritmo de jogo desde o início da partida, pois precisamos fazer dois gols de diferença. Temos que mudar nossa postura, compactar nossa linha de defesa e ser mais agressivos na parte ofensiva. Se fizermos isso, poderemos sair com o resultado positivo”.

Os protagonistas do setor ofensivo do grupo conduzido pelo treinador Marcus Paulo Grippi são o meia Nathan e o atacante João Victor, ambos de 21 anos. Cada um fez quatro gols no Mineiro 2020.

Se conseguir uma reviravolta no Independência, a equipe de Poços de Caldas, município de 167 mil habitantes localizado no Sul de Minas, alcançará pela nona vez o status de campeã do interior, a exemplo de 1974, 1975, 1976, 1977, 1996, 2002, 2004 e 2015. Nessas edições do Mineiro, a Veterana se sagrou campeã geral em 2002 (sem a participação dos clubes de BH), além de ter sido vice em 2015, com derrota para o Atlético.

TOMBENSE X CALDENSE


TOMBENSE
Felipe Garcia; David, Admilton, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo, Ibson e Marquinhos; Cássio Ortega, Gabriel Lima e Rubens
Técnico: Eugênio Souza

CALDENSE
Alysson; Filipe Sousa, Jonathan, Lucas Mufalo e Verrone; Lucas Silva, André Mensalão e Nathan; João Victor, Rafael Rosa e João Pedro
Técnico: Marcus Paulo Grippi

Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro

Estádio: Independência, em Belo Horizonte

Data: quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Horário: 16h

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Marconi Helbert Vieira

VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Tags: Campeonato Mineiro americamg atleticomg futnacional Caldense Tombense