None

CAMPEONATO MINEIRO

Por mais pessoas em casa, governo aprova reinício do Campeonato Mineiro

Governo de MG exigiu protocolo mais rígido à Federação Mineira de Futebol

postado em 31/03/2021 15:00 / atualizado em 31/03/2021 15:19

(Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Mesmo com a extensão da onda roxa em praticamente todo o estado de Minas Gerais, o futebol será retomado. Em pronunciamento concedido nesta quarta-feira (31), Fábio Baccheretti, secretário estadual de Saúde, afirmou que o governo se alinhou com a Federação Mineira de Futebol (FMF) no sentido da elaboração de um protocolo mais rígido contra a COVID-19 para o reinício do Campeonato Mineiro. Ele também mencionou o aumento nos números das transmissões de TV em eventos esportivos e pontuou que mais pessoas têm visto os jogos em casa, respeitando as medidas de isolamento social.

Em entrevista, Fábio destacou o comprometimento da FMF com a rigidez no cumprimento dos protocolos de saúde para a retomada dos jogos.

“O Campeonato Mineiro retorna amanhã (1). Esse compromisso foi por várias reuniões e conversas com a Federação Mineira de Futebol (FMF). Houve um compromisso deles em ampliar o protocolo, deixá-lo mais seguro e foi feito. Hoje, além de testar todos os jogadores, eles testam todos os envolvidos com a partida, todo staff envolvido. Testagem seriada, periódica. Lembrando, são jogos sem público. Portanto, houve um alinhamento técnico entre os protocolos da Federação Mineira de Futebol e a equipe técnica da secretaria estadual de Saúde para que haja uma segurança concreta na volta aos jogos”, afirmou Fábio Baccheretti.
 
Leia também:
 

“Lembrando que estamos em onda roxa. Os protocolos continuam valendo em relação a jogos diurnos nas regiões que têm onda roxa, restrição de hotéis - isso nos faz também restringir apenas aos jogos estaduais. Todas as modalidades que se encaixem nesse momento de onda roxa, em que não pode ter jogos de equipes que desloquem de outros estados, porque vão precisar utilizar rede hoteleira, esses jogos todos serão contemplados, poderão ocorrer”.

Fábio Baccheretti também mencionou um aumento na audiência das emissoras em eventos esportivos. Segundo o secretário, os números revelam um 'impacto positivo' no respeito às medidas restritivas.

“Temos também sinais positivos já vivenciados nos últimos jogos do Campeonato Mineiro, em que mostravam que o número de telespectadores que estavam com televisores ligados durante os jogos equivaleria na Região Metropolitana de Belo Horizonte a um número muito elevado, mostrando que essas pessoas estavam em casa. Nós temos todo esse cenário de segurança sanitária, com jogos sem público, e com um impacto positivo dentre as pessoas que aguardam em casa, sem desrespeitar o que é definido pelo Minas Consciente”, completou.

O Campeonato Mineiro de futebol será retomado nesta quinta-feira (1). Às 11h, o América enfrentará o Uberlândia no Triângulo Mineiro. Jà às 16h, o Cruzeiro receberá o Tombense no Mineirão. O Atlético, por sua vez, entrará em campo às 17h30, diante da Caldense, em Poços de Caldas. Outros três jogos entre equipes do interior ainda ocorrerão nesta quinta.

Tags: futebol campeonato mineiro governo interiormg covid-19 reinicio