2

Atlético vence, encaminha classificação e complica América na Libertadores

Com gols de Guilherme Arana e Nacho Fernández, Galo bateu o Coelho por 2 a 1, no Independência, e ficou próximo da classificação às oitavas de final

03/05/2022 23:22 / atualizado em 04/05/2022 00:49
compartilhe
Nacho Fernández vibrou muito com o segundo gol do Atlético contra o América no clássico
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Nacho Fernández vibrou muito com o segundo gol do Atlético contra o América no clássico

O Atlético deu um importante passo pela classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, no Independência, o Galo venceu o clássico contra o América, por 2 a 1, e assumiu a liderança do Grupo D da competição continental. O Coelho, por outro lado, precisa de um milagre para se classificar à próxima fase do torneio.




Com a vitória, o Galo chegou a 8 pontos no Grupo D da Copa Libertadores. O Alvinegro lidera a chave, mas pode perder a ponta caso o Independiente del Valle, do Equador, vence o Tolima, da Colômbia fora de casa. A bola rola às 23h, no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué.

O América, por sua vez, está com a situação bem delicada. Com apenas um ponto conquistado em quatro jogos, o Coelho torce por um empate entre colombianos e equatorianos para seguir com pequenas chances de classificação.
 
América e Atlético voltam a se enfrentar neste sábado, a partir das 16h30, novamente no Independência. A partida vale pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
 
Pela Libertadores, o próximo compromisso do América é no dia 18 de maio (quarta-feira). A partir das 21h, o time do técnico Vagner Mancini visita o Deportes Tolima-COL em Ibagué.
 
O Atlético volta a campo pelo torneio continental em 19 de maio (quinta). A equipe alvinegra recebe o Independiente Del Valle-EQU, no Mineirão, a partir das 19h.

América x Atlético: fotos do clássico no Independência pela Libertadores


 

Vantagem alvinegra

 
O cenário estava desenhado desde antes do início do jogo. Com mais posse de bola, o Atlético tentou encurralar o adversário. Já o América, com três zagueiros e quatro atacantes de origem, apostava nos contragolpes.
 
Juninho era o único meio-campista dos donos da casa. E foi dele o passe errado que originou o gol atleticano logo aos 12 minutos. Após a falha, Hulk ficou com a bola na área e abriu para Guilherme Arana finalizar forte, de canhota: 1 a 0.

Fotos do gol de Arana, do Atlético, sobre o América na Libertadores


 
Pouca coisa mudou após o gol. O panorama mudou mesmo depois de duas lesões musculares em cinco minutos no Atlético. Aos 25, Vargas deixou o gramado para a entrada de Ademir; mais tarde, aos 30, foi a vez de Mariano sair e dar lugar a Guga.

Vargas e Mariano, do Atlético, deixam clássico com América machucados


 
Em seguida, o América melhorou, subiu a marcação e teve possibilidades de finalizar. Mas não deu certo. Pelo contrário, foi o Atlético que marcou. Arana avançou pela esquerda e cruzou para Nacho Fernández ampliar para 2 a 0, aos 36 minutos.

Fotos do gol de Nacho, do Atlético, sobre o América na Libertadores


 
Quando o América parecia batido, uma falha o recolocou no jogo. Após cobrança de escanteio, o goleiro Everson saiu mal. A bola sobrou para Conti empurrar para as redes logo aos 38, só dois minutos após o gol de Nacho: 2 a 1. E a partida seguiu aberta para o segundo tempo.

Fotos do gol de Conti, do América, sobre o Atlético na Libertadores


 

Goleiros brilham no segundo tempo

 
Os dois times voltaram com as mesmas formações para a etapa final, mas foi mais movimentado. E o Galo teve as primeiras grandes chances. Nacho, no primeiro chute, parou em defesa espetacular de Jailson. No segundo, a bola passou com perigo. O terceiro foi de Ademir, que parou mais uma vez no goleiro do Coelho.
 
Ainda antes dos 11 minutos da etapa final, mais uma lesão muscular no clássico. Paulinho Boia, em arrancada, sentiu dores e foi substituído por Índio Ramírez. 
 
O Atlético seguiu com mais domínio na etapa final. Por isso, Vagner Mancini mexeu na equipe, tirando o atacante Felipe Azevedo para a entrada do meio-campista Juninho Valoura. O Coelho passou a sofrer menos, mas teve mais dificuldades para chegar ao ataque. O Galo, por sua vez, controlou mais o jogo e pouco criou.

Torcida do Atlético no clássico com o América pela Libertadores



Na reta final do clássico, Mancini colocou o América no ataque, com o meia Gustavinho no lugar do zagueiro Conti, além da entrada de Carlos Alberto no lugar de Pedrinho. E, na primeira participação do meia, o Coelho quase empatou. Gustavinho cruzou para Eder, livre dentro da área, cabecear para defesa incrível de Everson. 

Para responder, Turco Mohamed acionou Otávio e Keno nas vagas de Jair e Nacho Fernández. Recuperado de cirurgia no olho, o atacante teve grande chance logo no primeiro toque na bola. Após contra-ataque rápido de Zaracho e Hulk, ele recebeu livre na entrada da pequena área e isolou.  

O final do jogo foi desenhado. O América com a bola, rondando a área do Atlético e buscando o empate. O Galo, marcando forte e esperando a chance de matar o jogo no contra-ataque. Mas nenhuma das equipes conseguiram balançar as redes na etapa final, e o Alvinegro garantiu a vitória para quebrar a série de três empates consecutivos na temporada.

Torcida do América no clássico contra o Atlético pela Libertadores


 

AMÉRICA 1 X 2 ATLÉTICO

 

América

Jailson; Patric, Maidana, Eder, Conti (Gustavinho, 28' do 2°T) e João Paulo (Raúl Cáceres, aos 15' do 2°T); Juninho e Matheusinho; Felipe Azevedo (Juninho Valoura, aos 15' do 2°T), Pedrinho (Carlos Alberto, aos 28' do 2°T) e Paulinho Boia (Índio Ramírez, aos 11' do 2°T)
Técnico: Vagner Mancini
 

Atlético

Everson; Mariano (Guga, aos 30' do 1°T), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio, aos 33' do 2°T), Matías Zaracho e Nacho Fernández (Keno, aos 38' do 2°T); Vargas (Ademir, aos 25' do 1°T) e Hulk
Técnico: Antonio 'Turco' Mohamed
 
Motivo: quarta rodada do Grupo D da Copa Libertadores
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: terça-feira, 3 de maio de 2022, às 21h30 (de Brasília)
 
Gols: Conti, aos 38' do 1°T (AME); Guilherme Arana, aos 12', e Nacho Fernández, aos 36' do 1°T (ATL)
Cartões amarelos: Éder, aos 40' do 1°T, Pedrinho, aos 18', Juninho, aos 31', e Gustavinho, aos 45' do 2°T (AME); Guga, aos 46' do 1°T (ATL)
 
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Assistentes: Cristián Navarro (ARG) e Pablo González (ARG)

Compartilhe