2

São Paulo: entenda por que o clube veta ceder promessas às seleções de base

Tricolor já pediu liberação de Beraldo e Patryck de convocações para a Seleção sub-20

18/05/2023 16:00 / atualizado em 18/05/2023 15:17
compartilhe
Beraldo é um dos destaques do São Paulo em 2023
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Beraldo é um dos destaques do São Paulo em 2023

 
Jogo após jogo, Lucas Beraldo se consolida como referência do sistema defensivo do São Paulo de Dorival Júnior. Uma promessa que já começa a virar realidade com apenas 19 anos. Mas que o clube blinda de convocações para as seleções de base.

O motivo para isso não tem a ver com uma estratégia para "esconder" o zagueiro de propostas do exterior, para tê-lo por mais tempo a serviço da equipe. O veto da diretoria se explica pelas atuais peças à disposição no elenco.

A avaliação interna é de que o grupo já sofre muito com as baixas por lesões e não teria como suprir ainda mais ausências. Atualmente, nove atletas são desfalques por problemas médicos (confira a lista abaixo).
 

Além de Beraldo, outro jovem que está no radar da Seleção sub-20 é o lateral-esquerdo Patryck Lanza. Eles foram titulares na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na última quarta-feira (17).
 
Em abril deste ano, o São Paulo pediu a liberação dos dois atletas para uma convocação do técnico Ramon Menezes para amistosos. Ambos também ficaram fora da lista para o Mundial da categoria, que começa neste fim de semana, na Argentina.

– Eu sinto, mas não temos condições de liberar o Patryck, nem tampouco o Beraldo para a Seleção. Mesmo que eu sempre privilegiei toda e qualquer convocação. Temos dez jogadores no departamento médico. Isso tem peso muito grande. Se não tivessemos esses jogadores, estaríamos totalmente descobertos – disse o técnico Dorival Júnior após a vitória sobre o Sport, pela Copa do Brasil.
 

Quase dez jogadores no DM:

 
Jandrei (fratura na mão esquerda); 
Erison (transição física após lesão na coxa esquerda); 
Ferraresi (cirurgia no joelho direito); 
Talles Costa (sutura no menisco do joelho direito);
Moreira (transição após cirurgia no joelho esquerdo);
Igor Vinícius (transição após cirurgia no púbis);
Welington (cirurgia no tornozelo esquerdo); 
Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo); 
David (trauma no joelho direito) 

Dos jovens, Beraldo é hoje quem mais faria falta para o treinador em caso de convocação. O zagueiro de 19 anos é titular absoluto e virou um dos pilares da defesa, a melhor entre os 20 times da Série A em 2023.

Patryck, por sua vez, tem status de reserva imediato para Caio Paulista na lateral esquerda. Isso porque Welington se recupera de lesão no tornozelo esquerdo.

Compartilhe