Gabriel Neves vive sua maior sequência em campo com a camis do São Paulo. O uruguaio atuou nos últimos oito jogos consecutivos, algo que era inédito desde que chegou ao clube em 2021. Mas tudo isso só ocorre graças a um plano traçado por Dorival Júnior para aproveitar melhor o volante.
O treinador definiu que Neves não irá iniciar duas partidas seguidas como titular até readquirir a forma física considerada ideal. O planejamento foi traçado para que ele possa estar mais inteiro e, assim, render melhor quando estiver em campo.
Tem dado resultado. Neve alcançou a sequência em todos os oito jogos sob o comando de Dorival até aqui. Nesse período, ele só foi titular em partidas seguidas uma vez: no empate em 0 a 0 com o Tolima e depois na vitória por 2 a 0 sobre o Inter.
E para isso, há uma explicação. Este foi o maior intervalo entre partidas desde a chegada do treinador: de cinco dias.
– O Gabriel vem num processo de recuperação. Estamos evitando dois jogos seguidos com ele até que readquira uma melhor condição – disse o técnico após a vitória sobre o Sport, na última quarta-feira (17).
O volante virou peça-chave no esquema do treinador. Tanto que ele "furou a fila" da posição e deixou para trás nomes com Luan e Jhegson Méndez. O equatoriano era xodó de Ceni e soma apenas dois minutos com Dorival.
%uD83C%uDDFA%uD83C%uDDFE%uD83D%uDC68%uD83C%uDFFB Gabi Neves atuou nas últimas oito partidas do Tricolor e vive sua maior sequência com a camisa do clube!
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 18, 2023
%uD83D%uDDE3 "Estou muito feliz com tudo. O grupo está bem, o que é uma coisa que eu valorizo muito e para mim é o mais importante que tem. Também com a força da torcida, que... pic.twitter.com/O7F4alnHX5
O técnico entende que Neves tem as características necessárias para iniciar as jogadas como primeiro volante. O uruguaio é muito elogiado pela qualidade nos passes.
– Gabriel tem nível de acerto de passes interessante. Toda bola que sai dos pés dele sempre sai buscando uma jogada um pouco mais à frente. Ele dificilmente joga para trás ou lateralmente. Isso é um fato importante – analisou o técnico após a vitória sobre o Ituano, pela Copa do Brasil.
A sequência com Dorival contrasta com o início de ano vivido por Neves. Após se recuperar de uma lesão no joelho direito no ano passado, o volante começou a temporada em processo de recondicionamento físico. Ele chegou a sobrar da lista de relacionados devido ao limite de estrangeiros.
Neves está no São Paulo desde 2021. Ele soma apenas 51 jogos pelo clube.