Dorival Júnior mal completou um mês no comando do São Paulo e já pode se orgulhar de fazer história no Tricolor. O técnico ainda não perdeu desde que chegou e alcançou dez jogos de invencibilidade com a vitória por 2 a 0 sobre o Puerto Cabello (VEN) nesta terça-feira (23), na Venezuela, pela Sul-Americana. Trata-se de uma marca inédita para técnicos do clube no Século 21.
De 2001 até hoje, nenhum outro treinador do São Paulo conseguiu se manter invicto nos dez primeiros jogos em que esteve à frente da equipe. Dorival acaba de iniciar o 30º trabalho de um técnico no clube neste século. A lista levantada pelo Superesportes tem nomes que se repetem ao longo do ano.
%uD83D%uDD1F jogos de invencibilidade
%u2014 São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 24, 2023
%uD83E%uDD29 Liderança na @SudamericanaBR
%uD83C%uDFDF%uFE0F 100% no Morumbi
Que começo, professor! #VamosSãoPaulo %uD83C%uDDFE%uD83C%uDDEA
%uD83D%uDCF8 Rubens Chiri / saopaulofc pic.twitter.com/C3A6IN8etN
Neste período, apenas um outro comandante se aproximou desta marca. Em 2004, Cuca engrenou nove jogos de invencibilidade. Mas ele perdeu justamente a décima partida, para a LDU (EQU) pela Libertadores.
A marca de Dorival é ainda mais emblemática pela maratona de jogos que o técnico enfrenta desde que chegou ao clube. Ele comandou a equipe em dez jogos no intervalo de um mês e dois dias, com quase 27 mil quilômetros de deslocamentos.
Destes jogos, sete foram como visitante e apenas três, em casa. Por tudo isso, o treinador se vê obrigado a preservar jogadores e rodar a equipe de partida para partida.
– É a décima partida que estou à frente da equipe, jogamos sete fora e apenas três em casa. Mesmo assim, tivemos resultados importantes. Os jogadores estão entendendo as dificuldades, enfrentando toda e qualquer situação e passando por cima de todas as situações – vibrou o treinador.
Dorival em 2023
10 jogos
6 vitórias
4 empates
16 gols feitos
4 gols sofridos
73,3% de aproveitamento
A partida contra o Puerto Cabello também foi especial para Dorival por outra marca. O treinador completou 50 jogos no comando do São Paulo somando as duas passagens. A primeira delas foi entre 2017 e 2018. São 23 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, com 56% de aproveitamento.
Com a vitória, o São Paulo mantém a invencibilidade na Sul-Americana e lidera o Grupo D com dez pontos. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (27), quando enfrenta o Goiás às 21h (horário de Brasília), no Morumbi, pela oitava rodada do Brasileirão.