2

São Paulo: entenda por que volta de Arboleda é tão importante para defesa

Zagueiro deve retornar ao time nesta quinta-feira (1), contra o Sport, pela Copa do Brasil

01/06/2023 06:00 / atualizado em 01/06/2023 01:10
compartilhe
Arboleda deve voltar ao São Paulo nesta quinta-feira contra o Sport
foto: Rubens Chiri/Divulgação

Arboleda deve voltar ao São Paulo nesta quinta-feira contra o Sport

 
 
São Paulo deve ter o retorno de Arboleda contra o Sport nesta quinta-feira (1), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbi, no jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Trata-se de um reforço de peso para a equipe. E os números estão aí para provar. 
 
É que o tricolor de Dorival Júnior sofre muito mais gols na ausência do equatoriano. A média de gols sem Arboleda é cinco vezes maior do que nas partidas em que ele esteve em campo.
 
O treinador comandou o São Paulo em 11 partidas. O zagueiro atuou em seis delas, com apenas um gol sofrido. A média é de 0,16 gol sofrido por jogo com o equatoriano.
 
 
Sem ele, a defesa sofeu quatro gols em cinco partidas. A média sobe para 0,8 gol por jogo.
 
E tem um detalhe. O único gol sofrido com Arboleda em campo na "Era Dorival" foi de pênalti, no empate em 1 a 1 no clássico com o Corinthians em Itaquera.
 
O gol, aliás, foi o único sofrido pela dupla Arboleda e Beraldo. Os dois atuaram juntos em nove jogos nesta temporada.
 

São Paulo de Dorival Júnior:

  • Com Arboleda: 1 gol sofrido em 6 jogos - média de 0,16 gol/jogo
  • Sem Arboleda: 4 gols sofridos em 5 jogos - média de 0,8 gol/jogo
 

Arboleda teve lesões em série

 
O momento sob o comando de Dorival Júnior faz Arboleda retomar o posto de referência do sistema defensivo após sofrer com problemas médicos desde o ano passado.
 
Em 2022, uma lesão no tornozelo esquerdo que o fez perder boa parte da temporada. O 2023, aliás, começou complicado, com uma tendinite no joelho direito que o tirou de combate no Paulistão.
 
O equatoriano não atua há três partidas. Ele foi desfalque devido a um quadro de fadiga muscular na coxa esquerda. Mas o zagueiro treinou normalmente nos três dias desta semana. 
 
Com Arboleda em alta, o São Paulo recebe o Sport no Morumbi nesta quinta-feira (1), às 19h30, pelo duelo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor venceu o jogo de ida por 2 a 0 e pode até perder por 1 a 0, que ainda assim 
 
 
 

Compartilhe